NIMIUM MOSTRA COLETIVA
GRUPO/LABORATÓRIO ARTE E DESIGN [PPGART-UFSM] INTEGRANTE DO XVII SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER
A mostra coletiva NIMIUM (termo originário do latim, traduzido como ‘demais’) propõe pensar sobre o excesso, no que tange, sobretudo, às ações humanas e às relações humano-planeta, que acarretam desequilíbrios e alteração no curso dos processos naturais, bem como os efeitos disso nos indivíduos e grupos. Um exemplo recente são os eventos climáticos extremos ocorridos no sul do Brasil em maio de 2024, que têm, implicados em si, as formas de lidar com o planeta desde sempre, em particular pelo impacto dos processos e tecnologias concernentes às sociedades civilizadas. Micro e macrocosmos interrelacionados, gerando consequências que podem ser danosas ou agregadoras, dependendo de atitudes individuais e coletivas, de culturas locais, de políticas conduzidas globalmente, da organização e gestão do organismo social, entre outros.
A Arte, neste contexto, não se isenta, mas carrega formas únicas de propor reflexões e abordar sensivelmente tais vivências, em todas as suas nuanças. As transformações e as mudanças, de todo tipo, previstas, imprevistas, desejadas ou não, experenciadas ou não, refletem-se na vida coletiva e social, na contemporaneidade, de onde as manifestações artísticas emergem e se nutrem. O exercício de interagir e intercambiar, recorrentemente, por meio da Arte, pode ser agregador ao repensar a vida nos tempos de agora, em suas expressões culturais, comunicacionais e educativas.
Na presente mostra coletiva, distintos olhares de um grupo de artistas-pesquisadores do Grupo Arte e Design, percorrem universos interiores e exteriores, configurando, por diferentes meios e processos, formas de manifestação artística a partir do que foi visto, sentido, experenciado, e, aqui, expresso em concepções singulares, emergidas conceitualmente da proposição do termo “demais” (NIMIUM). Na relação entre o que está vivo e o que não está (língua morta/latim e língua viva/português), a ambiguidade da grafia, da sonoridade, das formas de uso em termos de linguagem escrita e falada, constituem provocações criativas para abordar as metamorfoses vitais, o que nasce e o que morre, continuamente, em fluxo, em se tratando do viver e/ou da restauração da vida em seu curso natural.
[Reinilda Minuzzi]
LOCAL: Galeria Jandira Lorenz – DAV CEART UDESC
Av. Me. Benvenuta, 1907 – Itacorubi, Florianópolis – SC, CEP 88035-001
https://www.instagram.com/galeriajandiralorenz/
PERÍODO: 04 a 06 de dezembro de 2024 – Abertura: 04 de dezembro, 17h30min
ARTISTAS PARTICIPANTES
ALINE NUNES | ATAÍSA PERIN | CAMILA ZAPPE | CALIXTO BENTO | CEILA BITENCOURT | CÍNTIA DE LIMA
EMERSON MASSOLI | MICHELE MARTINES | LUISE ARANHA | NIVALDA ASSUNÇÃO | REINILDA MINUZZI
ROGERIO SCHRAIBER | TUANY MANFIO | VALDEMIR OLIVEIRA | VIVIANE DIEHL
CURADORIA
REINILDA MINUZZI
EXPOGRAFIA/ORGANIZAÇÃO
CALIXTO BENTO | LUISE ARANHA | REINILDA MINUZZI | ROGERIO SCHRAIBER | VALDEMIR OLIVEIRA
NIMIUM
MOSTRA COLETIVA LAD/GAD-UFSM NA ABCIBER 2024
ARTISTAS PARTICIPANTES
ALINE NUNES Porto Alegre/RS
Vive e trabalha em Porto Alegre – RS, onde desenvolve pesquisas artísticas e acadêmicas em torno dos temas: autonarrativas e escritas de si, com ênfase em abordagens autobiogeográficas. Em suas pesquisas poéticas investiga as dinâmicas entre espaço e pertencimento, amor e cidades, explorando diferentes meios e procedimentos artísticos, como ações e intervenções, derivas, coleções, vídeo e foto performance. É professora do Departamento de Artes Visuais, do Instituto de Artes da UFRGS. Doutora em Arte e Cultura Visual pelo PPGACV/FAV/UFG, com estágio doutoral na Facultad de Bellas Artes da Universidad de Barcelona. Mestre em Educação pelo PPGE/CE/UFSM. Bacharela e licenciada em Artes Visuais – Desenho e Plástica, pela UFSM.
ATAISA PERIN Santa Maria/RS
Natural de Iraí, RS, bacharel e licenciada em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestranda em Artes Visuais / Arte e Tecnologia pelo PPGART/UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa em Arte e Design CNPq-UFSM. Possui experiência no exercício técnico e poético do fazer artístico junto à experiência em docência na Educação Básica e à prática e estudo das artes manuais do cotidiano. Sua pesquisa atual elabora questionamentos e experimentações sobre memória, cotidiano e passagem do tempo a partir da exploração de escrita poética e das linguagens têxteis, do vídeo e da performance.
CAMILA ZAPPE Porto Belo/SC
Doutoranda em Artes Visuais na linha Arte e Tecnologia pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (2019-2024). Mestre em Artes Visuais na linha de pesquisa de Arte e Tecnologia pelo Programa de Pós-graduação da Universidade Federal de Santa Maria (2016-2018). Especialista em Design de Superfície pela Universidade Federal de Santa Maria (2014-2015-). Bacharel em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria (2010-2014. Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Design/CNPq-UFSM.
CALIXTO BENTO Porto Alegre/RS
Calixto Bento é o nome artístico de Wagner de Souza Antonio, um artista mineiro radicado em Porto Alegre/RS. Com um olhar atento ao audiovisual contemporâneo e suas extremidades, Calixto é Doutor em Artes Visuais, na linha de pesquisa Arte e Tecnologia do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais/PPGART, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Design/CNPq-UFSM. Integra o trio de videodança Cinelante, uma experiência que explora a convergência entre corpo e imagem de síntese. Além disso, é produtor da mostra de videomapping Campus Open Mapping, realizada no campus da UFSM.
CEILA OLIVEIRA Canoas/RS
Doutoranda (2020) e mestre em Artes Visuais na linha Arte e Tecnologia (2017) pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGART – UFSM) – Universidade Federal de Santa Maria. Possui graduação em Artes Visuais (bacharelado) pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Possui graduação em Artes Visuais (Licenciatura Plena) pela Universidade Federal de Santa Maria (2002). Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Design/CNPq-UFSM (desde 2014), destacando as relações entre arte, design e tecnologia. Tem experiência nas áreas de Artes Visuais, com ênfase em Desenho e Pintura, Arte e Tecnologia e Cinema de Animação. Pesquisa Cinema Documentário.
CINTIA DE LIMA Santa Maria/RS
Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM (2023). Mestre em Artes Visuais, linha Arte e Tecnologia (2017), pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, PPGART-UFSM. Especialização EAD ARTEDUCA: Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas (2014) pela Universidade de Brasília/UNB (660 horas). Possui graduação em Artes Visuais (Bacharelado/ 2000; Licenciatura Plena/2002) pela UFSM. Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Design/CNPq-UFSM desde 2014. Tem experiência na área de Artes e Design, em design de superfície e estamparia, design cerâmico e têxtil. Estuda as relações entre educação, filosofias da diferença e singularidade na docência.
EMERSON MASSOLI Santa Maria/RS
Doutorando em Artes Visuais na linha Arte e Tecnologia do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGART) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Artes Visuais na linha Arte e Tecnologia pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGART-UFSM). Bacharel em Artes Visuais na mesma instituição e Licenciado em Artes Visuais (Formação Pedagógica) no Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI). Membro integrante do Grupo de Pesquisa Arte e Design/CNPq-UFSM. Realiza pesquisas poéticas relacionadas aos tópicos da Repetição e dos Processos Híbridos.
LUISE ARANHA Santa Maria/RS
Doutoranda e Mestra em Artes Visuais (PPGART – UFSM) na área de concentração em Arte Contemporânea e Linha de Pesquisa Arte e Tecnologia com pesquisa poética pautada em processos híbridos de construção da imagem digital. Bolsista CAPES. Licenciada em Artes Visuais pela UFSM, com pesquisa poética em manifestações híbridas entre Arte e Design e Pesquisa Docente pautada nos Estudos da Cultura Visual. É membro Pesquisadora no Grupo de Pesquisa Arte e Design CNPq-UFSM. Atuou como Docente na rede pública de ensino ministrando aulas de artes visuais através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID – UFSM). Participou de exposições em Santa Maria/Brasil; Silveira Martins/Brasil; São Pedro do Sul/Brasil; Firenze/Itália; Santa Fe/Argentina; Porto/Portugal e Guimarães/Portugal.
MICHELE MARTINES Santa Maria/RS
Doutoranda e mestre em Artes Visuais pela Universidade Federal de Santa Maria e graduada pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul. Recebeu prêmios como Funarte Descentrarte (2019), Prêmio Garimpo DasArtes (2015), Concurso Itamaraty de Arte Contemporânea (2012). Em 2024 realizou a individual “Perspectivas para além da visão”, no Centro Cultural Porongo, foi artista residente da Revista Arte ConTexto N.19 e participou do projeto GAS da Galeria Anitta Schwartz, ambos no Rio de Janeiro. Entre as mostras recentes destacam-se “ABUSO!”, na Galeria Ecarta, em Porto Alegre – RS (2023) e “Nichos Urbanos”, na FUNDARTE, em Montenegro-RS (2022). Realizou residência artística no R.A.T., Cidade do México (2013) e no CAMAC, Marnay-sur-Seine, França (2011). Possui obras em acervos do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul/MACRS, Ministério das Relações Exteriores/ITAMARATY e Museu de Arte do Rio Grande do Sul/MARGS. Trabalha com pintura, fotografia e intervenção. Sua pesquisa reflete e questiona as transformações na paisagem urbana em tempos de mudanças climáticas.
NIVALDA ASSUNÇÃO Brasília/DF
Artista Visual, Arquiteta e Professora Associada da Universidade de Brasília, Brasília/DF. Doutorado em Arts et Science de L’Art na Université Paris I (Panthéon-Sorbonne). Líder do Grupo de Pesquisa GEPPA – Grupo de Estudos, Pesquisas e Práticas Artísticas.
REINILDA MINUZZI Santa Maria/RS
Professora Associada do Departamento de Artes Visuais/CAL-UFSM, atuando na Graduação em Arte Visuais. Coordena o Laboratório e o Grupo de Pesquisa Arte e Design (LAD/GAD-UFSM). Possui Doutorado e Mestrado em Gestão do Design (UFSC); Especialização em Design para Estamparia (UFSM); Bacharelado em Comunicação Visual (UFSM) e Bacharelado em Desenho e Plástica (UFSM). Docente permanente e orientadora (mestrado/doutorado) no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais, na linha de pesquisa Arte e Tecnologia. Pesquisa no âmbito dos processos híbridos na arte contemporânea, focando nos entrecruzamentos de campos diversos e nas relações entre arte e design.
ROGÉRIO SCHRAIBER Santa Maria/RS
Doutorando em Artes Visuais no Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGART) da Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Artes Visuais na linha Arte Tecnologia do Programa de Pós-graduação em Artes Visuais (PPGART) da Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Design para Estamparia (UFSM). Bacharel e Licenciado em Artes Visuais (UNIJUÍ). Artista visual, integrante do Grupo de Pesquisa Arte e Design CNPq-UFSM. Pesquisa temas envolvendo autorretrato, selfie e fotografia digital.
TUANY MANFIO Santa Maria/RS
Designer e artista visual de Santa Maria/RS. Mestranda em Arte e Tecnologia pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Especialista em Design de Superfície pelo Curso de Pós-graduação em Design de Superfície da Universidade Federal de Santa Maria/UFSM. Bacharela em Design pela Universidade Franciscana/UFN. Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Design CNPq-UFSM. Atualmente, suas produções têm foco em videoartes que exploram as derivas urbanas.
VALDEMIR OLIVEIRA Manaus/AM
Artista visual, performer e arte educador. Doutor em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria/RS (2020-2024), projeto “Doutoramento Performático: Narrações do eu morrente em hibridações poéticas”. Bacharel e Licenciado em Desenho e Plástica e Mestre em Educação pela mesma instituição. Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Design CNPq-UFSM. Professor da Universidade do Estado do Amazonas/UEA (2004-_), tendo atuado principalmente nos cursos de Dança, Pedagogia e Licenciatura Intercultural indígena. Produções recentes: SI-PÓ (Direção), apresentado na Bienal de Dança do SESC, Campinas/SP, set/2023; Exposição individual “Narrações do Eu Morrente” (março/2024), Sala de Exposições Cláudio Carriconde, UFSM/CAL/Santa Maria/RS; Performance “Útera Macaia” (agosto/2024), Auditório da Escola Normal Superior/ENS/UEA, Manaus/AM.
VIVIANE DIEHL Feliz/RS
Artista, pesquisadora e docente. Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atua em Arte/Cerâmica no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) Campus Feliz. Líder do grupo de pesquisa CADE: Diálogos e Estudos em Arte e Cultura na Educação Profissional. Membro do Grupo de Pesquisa Arte e Design CNPq-UFSM.
NIMIUM MOSTRA COLETIVA
LABORATÓRIO/GRUPO ARTE E DESIGN UFSM
CURADORIA REINILDA MINUZZI
ORGANIZAÇÃO/EXPOGRAFIA
CALIXTO BENTO, LUISE ARANHA, REINILDA MINUZZI, ROGÉRIO SCHRAIBER, VALDEMIR OLIVEIRA