“Paisagens da danação” finaliza primeiro dia do XVII Simpósio Nacional da ABCiber em Florianópolis 

"Paisagens da danação” finaliza primeiro dia do XVII Simpósio Nacional da ABCiber em Florianópolis 

Em uma sala escura, Lucas Bambozzi fala sobre o fim do mundo através das imagens das paisagens que não existem mais. Ou, se ainda persistem, não existem da mesma forma: estão danificadas, danadas. A palestra “Paisagens da Danação”, ocorrida no Auditório Profa Dra Maria Cristina Alves dos Santos Pessi, no CEART da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), nesta quarta-feira (4), finalizou o primeiro dia do XVII Simpósio Nacional da ABCiber que, neste ano, ocorre em Florianópolis.

Para o artista multimídia e pesquisador em novos meios, as paisagens demonstram muito mais do que as histórias imediatas de onde se inserem, mas remontam aos acontecimentos que as estabeleceram ali. Doutor em Ciências pela FAUUSP e professor de Artes Visuais na FAAP, Bambozzi é diretor do filme-documentário “Lavra”, de 2021, no qual explora as tragédias ocorridas com as explosões das barragens ocorridas no estado no qual cresceu, Minas Gerais.

Explorando conceitos como solastalgia e topofilia, ambos trabalhados no filme, Bambozzi contou, durante a palestra, o sentimento e o sofrimentos dos afetados pelas destruição das barragens das cidades de Mariana e Brumadinho, bem como a tensão permanente dos que vivem em cidades com perigo iminente de que suas próprias barragens explodam sem sequer aviso prévio. “Imagina o que é viver permanentemente na tensão de que a qualquer momento uma barragem pode estourar e eliminar uma cidade inteira sem qualquer aviso”, pergunta à plateia.

Com mediação da professora Dra. Yara Guasque, a palestra finalizou o primeiro dia de ABCIBER no CEART da UDESC. A programação segue no dia 5 com mais duas palestras dos keynote speakers Carlos Nobre e Eugênio Trivinho, mesas de conferências, exposições artísticas e feiras de livros.
Confira a programação completa aqui.

Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *