Tema do Evento

Call for Papers

Documento completo disponível para download (em PDF), clique abaixo:


Está aberto o CFP para o Encontro Virtual da ABCiber a ser realizado nos dias 30 de junho e 01 de julho de 2020. A ABCiber leva extremamente a sério seu papel no contexto da comunidade científica e da sociedade, de modo que, frente à grave crise da saúde do mundo, vem tomando diversas providências no sentido de colaborar com o estado geral de todos e, em especial, no sentido do progresso da ciência, como a realização virtual do evento: “Reconfiguração da Vida, Ciência Colaborativa e Futuro Online” e outras medidas em consonância com os trabalhos atualmente desenvolvidos pela SPBC.

 

Assim, convidamos a todos – estudantes, pesquisadores, professores e demais interessados no tema – para que enviem seus trabalhos para o Encontro Virtual da ABCiber, conforme as seguintes normas.

 

  • 1. O PERÍODO PARA A SUBMISSÃO DE PROPOSTAS DE RESUMO EXPANDIDO estará aberto de 11 de maio a 15 de junho de 2020.
  • 2. As submissões devem ser feitas diretamente através do site do Encontro: http://abciber.org.br/encontrovirtual2020
  • 3. OS RESUMOS EXPANDIDOS DEVERÃO SER ORIGINAIS (isto é, elaborados exclusivamente para participação no Encontro; não podendo, até o momento de sua apresentação no Encontro ter sido apresentados em eventos anteriores ou publicados em periódicos, livros ou anais) e ter preferencialmente vínculo com pesquisa em desenvolvimento ou concluída. O não atendimento a esse quesito retirará a proposta da fase de avaliação.
  • 4. Serão aceitos resumos expandidos vinculados à proposta do Encontro com única autoria ou em coautoria. No caso de coautoria, somente um proponente deve realizar a submissão do trabalho, ainda que os demais autores devam fazer inscrição individual para participar do evento.
  • 5. Os trabalhos devem ser direcionados, no momento da inscrição, a um dos três Grupos Temáticos do Encontro (relação abaixo).
  • 6. A submissão de propostas será realizada por meio de resumos expandidos, que devem obedecer às instruções abaixo (para otimizar a padronização e a edição dos Anais Eletrônicos):

 

(a) conter (não necessariamente nesta ordem): o tema ou o objeto de estudo (alinhado a algum dos Grupos Temáticos e vinculado à proposta do Encontro); o objetivo principal; as bases teóricas da reflexão ou análise (autores e teorias fundamentais); e a justificativa (pertinência e relevância do trabalho);

 

(b) o texto deve ter entre 10.000 a 11.000 caracteres (com espaços) e 5 palavras-chave; e ser apresentado em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas e em adequação às normas da ABNT (NBR 10.520, para citações, e NBR 6.023, para referências bibliográficas);

 

(c) o título e o subtítulo do trabalho devem vir centralizados e em negrito, com letras maiúsculas, em tamanho 12, sem recuo;

 

(d) em seguida, deve constar, também centralizado, o nome do(s) autor(es). O nome deve ser acompanhado de nota de rodapé contendo indicação individual da maior titulação e da filiação institucional (se houver), a eventual vinculação com Grupo de Pesquisa e/ou com agência de fomento (no caso de bolsas em vigor) e o endereço eletrônico;

 

(e) os arquivos enviados devem ser salvos em doc, docx, rft ou odt e nomeados conforme segue: ARTIGO - GRUPO TEMÁTICO 00 (número do Grupo escolhido). O arquivo NÃO deve ser salvo em formato pdf.

 

Descrição do Tema

 

A atual crise humanitária, decorrente da grave pandemia que assola o mundo, leva à reconfiguração da vida, leva a um novo modo de viver e a muitas outras formas de comunicação, sem contato humano. A vida digital chega ao seu patamar mais alto e amplia-se entre todos, incluindo aí os sem acesso à internet, o que vem provocando consequências bastante significativas no cotidiano da população.

 

Assim, o Encontro Virtual da ABCiber propõe-se a discutir essas novas formas da vida humana, intrinsicamente relacionadas à sua reconfiguração, com destaque para o papel da ciência para dar conta dessa vida ameaçada, situação agravada pela invisibilidade do inimigo que só pode ser compreendido e superado através do saber científico.

 

Constata-se aí a importância da ciência colaborativa – que retome e ressignifique seu cerne primordial – de todos os setores e territórios com todos os segmentos da academia, sem distinção entre os países – sejam eles mais pobres ou mais ricos –, sem distinção entre gêneros, sem distinção entre público e privado, enfim, sem os dualismos reducionistas e maléficos à vida. Para análise da questão formulada, dividiu-se o tema em 3 vertentes básicas, com o objetivo de discutir trabalhos que preferencialmente abordem os apresentados em cada um dos GTs (Grupos Temáticos):

 

Grupos Temáticos

 

GT 1 - A cibercultura e sua importância nas novas formas de comunicação humana em tempos de crise

 

  • Conectividade e Conexão humana
  • Reconfiguração comunicacional em estado de excepcionalidade
  • Tecnologia como forma de controle
  • Informação, Desinformação, Fake News
  • Disseminação da vida digital e a as expectativas da vida online

 

GT 2 - As atividades educacionais e o uso das tecnologias digitais

 

  • A inclusão digital e sua importância para a conexão “humana”
  • A inclusão digital e sua importância para a conexão humana
  • O uso das TICs no trabalho educativo – A Tecnofobia em pauta
  • A interação humana e a interação homem-máquina em ambientes educacionais
  • Modelos computacionais de simulação e a inovação educacional
  • Dromoaptidão e dromoinaptidão

 

GT 3 - Ciência colaborativa e a perspectiva do fazer científico contemporâneo

 

  • Ciência colaborativa e futuro possível na sociedade em rede
  • A interdisciplinaridade como necessidade renovada perante a complexidade humana
  • A importância dos Grupos de Pesquisa em suas dimensões locais e internacionais
  • Recursos indispensáveis para o desenvolvimento das ciências
  • Inovação científica e seu papel nas políticas públicas

 

Sistema de Avaliação

 

Divulgação dos resultados

 

1. Cada proposta será avaliada por 2 pareceristas, membros do Conselho Científico Deliberativo (CCD) da ABCiber e/ou pesquisadores convidados, a critério da Coordenação Institucional e/ou da Comissão Organizadora do Encontro. As avaliações serão entregues à Comissão Organizadora para verificação de congruência. Havendo dúvidas ou necessidade de precisão no resultado, a proposta poderá ser submetida a terceira avaliação.

 

2. Os quesitos adotados pela Comissão Científica são:

 

(a) pertinência ao tema central e aos Grupos Temáticos do Encontro;
(b) adequação aos critérios;
(c) qualidade do texto.

 

3. A divulgação dos resumos expandidos aprovados será feita por e-mail, em fluxo contínuo, no período de 11 de maio a 20 de junho de 2020; e, no site do Encontro, até o dia 23 de junho de 2020.

 

4. A programação definitiva do Encontro, com os Grupos Temáticos, será divulgada tão logo seja possível, após a aprovação de todas as propostas.

 

Envio dos artigos completos

 

Publicação nos Anais Eletrônicos

 

1. A versão completa dos artigos, para inclusão nos Anais Eletrônicos do Encontro, deverá ser encaminhada entre os dias 01 de julho a 03 de agosto de 2020, na seguinte formatação:

 

(a) o texto deverá ter entre 36 mil a 54 mil caracteres (com espaços), em fonte New Times Roman, corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas, em adequação às normas da ABNT (NBR 10.520, para citações, e NBR 6.023, para referências bibliográficas);

 

(b) serão aceitas, no máximo, duas imagens por artigo. As imagens devem ter, no maior lado, 10 cm, com 100 dpi de resolução, nos formatos jpg, jpeg, png e gif. Além das imagens constantes do texto, com os devidos créditos e legendas, elas devem ser enviadas em anexo, para garantia de publicação daquela com melhor qualidade final.

 

Observação : NÃO enviar o artigo completo antes de 01 de julho de 2020.

 

A publicação do texto nos Anais Eletrônicos estará condicionada à apresentação do trabalho no Encontro e à entrega de versão inteiramente revisada (do ponto de vista gramatical e formal).

 

Informações importantes

 

1. Todos os autores de resumos aprovados devem realizar a inscrição impreterivelmente até o dia 29 de junho de 2020. Mais informações sobre o evento poderão ser encontradas no site do Encontro: http://abciber.org.br/encontrovirtual2020

 

2. As despesas decorrentes da participação no evento, não podendo ser arcadas pela ABCiber, precisarão ser cobertas com verba de origem.

 

3. Em caso de dúvida ou solicitação de esclarecimento, encaminhar e-mail para: coordenacao.simposio@abciber.org.br.

 

Profa. Dra. Lucilene Cury
Diretora Científica da ABCiber (2019-2021)

 


Documento completo disponível para download (em PDF), clique abaixo:

Organização e Apoio

  • Organização
    sponsors-logo
  • Apoio
    sponsors-logo