Reconfiguração da Vida, Ciência Colaborativa e Futuro Online
A atual crise humanitária, decorrente da grave pandemia que assola o mundo, leva à reconfiguração da vida, leva a um novo modo de viver e a muitas outras formas de comunicação, sem contato humano. A vida digital chega ao seu patamar mais alto e amplia-se entre todos, incluindo aí os sem acesso à internet, o que vem provocando consequências bastante significativas no cotidiano da população.
Assim, o Encontro Virtual da ABCiber propõe-se a discutir essas novas formas da vida humana, intrinsicamente relacionadas à sua reconfiguração, com destaque para o papel da ciência para dar conta dessa vida ameaçada, situação agravada pela invisibilidade do inimigo que só pode ser compreendido e superado através do saber científico.
Constata-se aí a importância da ciência colaborativa – que retome e ressignifique seu cerne primordial – de todos os setores e territórios com todos os segmentos da academia, sem distinção entre os países – sejam eles mais pobres ou mais ricos –, sem distinção entre gêneros, sem distinção entre público e privado, enfim, sem os dualismos reducionistas e maléficos à vida.
Para análise da questão formulada, dividiu-se o tema em 3 vertentes básicas, com o objetivo de discutir trabalhos que preferencialmente abordem os apresentados em cada um dos GTs (Grupos Temáticos) :
GT 1 - A cibercultura e sua importância nas novas formas de comunicação humana em tempos de crise
GT 2 - As atividades educacionais e o uso das tecnologias digitais
GT 3 - Ciência colaborativa e a perspectiva do fazer científico contemporâneo