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Comunicação e Cultura na Era de Tecnologias Midiáticas Onipresentes e Oniscientes.

A Cibercultura pode ser percebida enquanto a presença de tecnologias de informação e comunicação (TIC) nas dimensões material e imaterial, simbólica e imaginária da sociedade contemporânea. Pelo fato de atravessar vários processos e fenômenos, desafia constantemente a sua (re)produção, bem como exige um contínuo pensar sobre si mesma. A comunicação mediada, ocorrendo hoje em um ambiente marcado por empresas e tecnologias midiáticas onipresentes e oniscientes - como o Google, o Facebook e o Twitter, além de toda uma série de empresas menores com o foco em captura e monitoramento de dados -  encontra uma série de desafios e oportunidades. Isso implica a redefinição de práticas fundamentais para a democracia, como um jornalismo forte, bem distribuído – tanto na forma de produção, quanto nas formas de consumo - e, ainda, um mercado capaz de ter suas regras claras e minimamente transparentes, no que toca aos modos como os consumidores são identificados, observados e atingidos por mensagens de natureza, predominantemente, publicitária. O cenário implica, ainda, uma rede digital neutra e acessível a todos cidadãos, ou seja, inclusiva. Até que ponto gigantes midiáticos onipresentes nas práticas comunicacionais hodiernas, assim como todo o exército de empresas que extraem e comercializam dados a partir de traços deixados por todos que estão conectados, colaboram para um cenário político, econômico e cultural mais transparente, democrático e inclusivo? Até que ponto exercem seus poderes de modo abusivo, promovendo invasões e desrespeito a direitos individuais, além de movimentos disruptivos em diferentes setores da sociedade – como o do jornalismo  -  com quais efeitos e a que preço? Pensar possíveis limites, benefícios, oportunidades e desafios que o cenário abordado implica é a proposta do VIII Simpósio Nacional da ABCiber.