IX SIMPÓSIO NACIONAL ABCiber - PUC-SP - 8,9,10 Dezembro 2016

Eventos

Reunião Científica

Em meio a intensos conflitos políticos e novas formas de articulação social, possibilidades de resistência e controle marcam a tensão que atravessa a apropriação social das tecnologias digitais de comunicação. Como essas possibilidades reverberam no momento político atual? Como o campo científico pode contribuir para debates nessa arena de disputas? Para sistematizar reflexões e ideias fomentadas pelo Simpósio, será realizada uma Reunião Científica inédita, reunindo em uma única roda de discussão inúmeros(as) pesquisadores(as), pós-graduandos(as), alunos de Graduação e interessados em geral, de vários Estados brasileiros, vinculados a Programas de Pós-Graduação e a Departamentos da área de Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas e Linguística, Letras e Artes, cujas pesquisas atuais conversam, em maior ou menor grau, com a temática do Simpósio – CIBERCULTURA, DEMOCRACIA E LIBERDADE NO BRASIL. A Reunião Científica acontecerá no sábado, dia 10 de dezembro, e será dividida em dois turnos de trabalhos, matutino e vespertino.


Cerimônia Comemorativa | 10 Anos da ABCiber

No primeiro dia do Simpósio, será realizada a Cerimônia de Comemoração | 10 Anos da ABCiber. A solenidade deverá acontecer no mesmo auditório da PUC-SP em que a Associação foi fundada em 2006. Será um evento multicultural, com menções honoríficas e homenagens a pessoas que contribuíram para a consolidação da ABCiber como entidade de referência para pesquisadores em cibercultura no Brasil. Haverá exibição do filme institucional dos 10 anos da Associação e coquetel de confraternização.


Lançamento de Livros

Durante o Simpósio, haverá uma cerimônia de lançamento de livros com sessões de autógrafos e coquetel. Esta ação tem como objetivo divulgar a produção científica recente dos pesquisadores da área: todos os participantes do evento que lançaram livros (como autores ou coautores) no ano de 2016 poderão inscrever suas obras para serem expostas nesta solenidade.


XV Reunião do Conselho Científico Deliberativo da ABCiber

De acordo com as disposições do Estatuto da entidade, será realizada durante o evento a XV Reunião do Conselho Científico Deliberativo ABCiber. Participarão desta Reunião membros(as) do CCD (com poder de voto) e demais Associados(as) interessados(as) (na condição de ouvintes). As deliberações do CCD serão posteriormente apresentadas na Assembleia Geral de Associados da ABCiber.


VII Assembleia Geral de Associados

Conforme também previsto no Estatuto da entidade, será realizada durante o evento a VII Assembleia Geral de Associados. O objetivo da Assembleia é discutir as atividades realizadas e os rumos a serem seguidos pela entidade. Participarão desta sessão, com poder de voto, além dos(as) membros(as) do CCD e dos Associados(as), observadores(as) interessados(as) em conhecer os trabalhos da ABCiber, na condição de ouvintes (sem poder de voto).

INICIATIVA: REALIZAÇÃO: PROMOÇÃO: ORGANIZAÇÃO: PATROCÍNIO:           APOIO:
ABCiber PUC-SP COS Cencib cgi.br UNIFAE FAPESP