ABCIBER | Simpósios e Encontros, II Encontro Regional Centro-Sul da ABCiber

ISSN : 2175-2389
VISIBILIDADES MIDIÃTICAS DE MULHERES NEGRAS EM CANAIS DO YOUTUBE: UM OLHAR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE RAYZA NICÃCIO.
Dariane Lima Arantes

Última alteração: 2019-03-25

Resumo


Neste artigo visamos compreender quais as apropriações e as estratégias de visibilidade midiática presentes nas experiências de vida de mulheres negras compartilhadas em rede, em especial as observadas na youtuber Rayza Nicácio em dispositivos comunicacionais que permitem maior autonomia de gestão da imagem, como o Facebook. Indagamos se as visibilidades alcançadas nessas narrativas midiáticas são acionadas no sentido de suscitar espaços de debate que questionem os lugares sociais de subalternidade associados às mulheres negras, promovendo uma política da diferença. Buscamos assim apreender quais posições Rayza Nicácio ocupa no espaço midiático. Quais as relações de pertencimento e posturas assumidas diante do público? E o que isso pode indicar acerca das relações de poder e assimetrias raciais, assim como evidenciar fluxos e contradições capazes de apontar possíveis estratégias de subversão.


Palavras-chave


Visibilidades Midiatícas; Narrativização de si; Redes Sociais; Mulheres Negras; Rayza Nicácio.