ABCIBER | Simpósios e Encontros, II Encontro Regional Centro-Sul da ABCiber

ISSN : 2175-2389
O TROLLING NAS MÃDIAS SOCIAIS E SUA INFLUÊNCIA NA CONFIGURAÇÃO DOS DEBATES FEITOS NAS REDES
Bruno Antunes

Última alteração: 2019-05-09

Resumo


As mídias digitais tiveram um grande impacto nas eleições brasileiras, e em outros países. Os polos da discussão ideológica realizaram um intenso embate nas redes e que influenciou o voto de milhões de pessoas. Nesta direção, um aspecto chamou a atenção: o teor das postagens. Não foi incomum o ataque a perfis, mensagens de ódio e divulgação de dados pessoais de adversários. Estas características se assemelham ao que os trolls, um subgrupo da web, fazem contra aqueles que acreditam serem seus adversários. Porém, estas características começaram a se tornar o lugar comum nos embates online, onde grupos começaram a se atacar mutuamente com a intenção de impor ao outro suas crenças. Então, este trabalho tem como objetivo detalhar a influência dos trolls nas mídias sociais e como eles começam a criar o Trollplex, ou seja, o uso do trolling como debate nas redes.

Palavras-chave


Trolls, Mídias Sociais, Política, Polarização