ABCIBER | Simpósios e Encontros, II Encontro Regional Centro-Sul da ABCiber

ISSN : 2175-2389
JOGO DIGITAL E CIBERCULTURA. A COMUNICAÇÃO UBÃQUA DOS JOGADORES DE INGRESS
Guaracy Carlos Da Silveira

Última alteração: 2019-05-09

Resumo


O presente artigo, de caráter interdisciplinar, situa-se na intersecção entre estudos da cibercultura, investigação de processos de comunicação digital no contexto da ubiquidade e design de jogos digitais. Em especí­fico, visa compreender como o jogo digital articula-se incorporando o uso de dispositivos digitais móveis com GPS em jogos cuja a mecânica utiliza-se de geolocalização. Tais jogos criam nova dinâmica de fruição onde os jogadores transitam e coexistem tanto no campo real/físico como digital/ciberespacial. Para tal constituem-se comunidades de jogadores que se comunicam e relacionam em dois momentos: ”œno jogo” e em ações ”œpara o jogo”, cada qual com desenhos comunicacionais e estratégias distintas. Por meio de estudo descritivo estatístico não probabilístico, realizou-se levantamento do tipo survey com membros das comunidades de jogadores brasileiros de modo a compreender melhor o fenômeno.