ABCIBER | Simpósios, II Encontro Regional Centro-Sul da ABCiber

Tamanho da fonte: 
A IMPLOSÃO DO SENTIDO: ESTUDO SOBRE FAKE NEWS NA ELEIÇÃO PRESIDENCIAL DE 2018
Deusiney Robson de Araujo Farias, Tatiane Moreira Brandão, Fernanda Porchat, Caroline de Oliveira Magalhães Cucilho

Última alteração: 2019-05-09

Resumo


RESUMO

No Brasil, as fake news foram decisivas para o resultado das eleições de 2018. Este artigo, visa apresentar resultados obtidos a partir de uma pesquisa desenvolvida em um grupo de iniciação científica da Universidade Nove de Julho, que tinha entre os objetivos, compreender de que forma as fake news circularam nas redes sociais dos candidatos à presidência da república no segundo turno das eleições, classifica-las e perceber de que forma isso poderia ter influenciado determinados grupos. Para tal análise, foi necessário a observação participante de quatro grupos de WhatsApp, a quantificação das mensagens, a realização de checagens das notícias e posteriormente a classificação e análises qualitativas das informações falsas. É importante, no entanto, que assim como já percebera Jean Baudrillard (1991) em 1981, no capítulo Implosão do sentido nos media, do livro Simulacros e Simulações que os media e a informação implodiram o próprio sentido, e como já dito pelo autor, é o excesso de informação que põe fim à comunicação, assim como o excesso de realidade provoca o fim da realidade.


Palavras-chave


Fake News; Comunicação; Cibercultura; Eleições 2018.