Última alteração: 2019-05-09
Resumo
RESUMO
No Brasil, as fake news foram decisivas para o resultado das eleições de 2018. Este artigo, visa apresentar resultados obtidos a partir de uma pesquisa desenvolvida em um grupo de iniciação cientÃfica da Universidade Nove de Julho, que tinha entre os objetivos, compreender de que forma as fake news circularam nas redes sociais dos candidatos à presidência da república no segundo turno das eleições, classifica-las e perceber de que forma isso poderia ter influenciado determinados grupos. Para tal análise, foi necessário a observação participante de quatro grupos de WhatsApp, a quantificação das mensagens, a realização de checagens das notÃcias e posteriormente a classificação e análises qualitativas das informações falsas. É importante, no entanto, que assim como já percebera Jean Baudrillard (1991) em 1981, no capítulo Implosão do sentido nos media, do livro Simulacros e Simulações que os media e a informação implodiram o próprio sentido, e como já dito pelo autor, é o excesso de informação que põe fim à comunicação, assim como o excesso de realidade provoca o fim da realidade.