ABCIBER XI - SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER 2018

Universidade Federal de Juiz de Fora

fevereiro 1, 2019 – fevereiro 5, 2019


TEMÁTICA

Considerado o maior evento científico brasileiro de Cibercultura,  o Simpósio Nacional da ABCiber, em sua décima edição, já se consolidou como locus de referência para pesquisadores(as) e demais interessados(as) em refletir sobre as tecnologias digitais, sobre os fenômenos contemporâneos, sobre a internet das coisas, educação e inovação. O XI Simpósio Nacional da ABCiber propõe a temática Fluxos Emergentes e Conexões Expandidas no Ecossistema Digital. Há uma reconfiguração simultânea à instantaneidade e ao acesso da circulação em rede, que altera concomitantemente a lógica dos fluxos e interferências dos canais de propagações de linguagens. A expansão de múltiplas telas amplia o espaço aberto para a circulação, consumo e estratégias de produtos hiperconectados. Diante do avanço exponencial das tecnologias recentes ”“ dentre os quais destacam-se a IA, os processos de Machine Learning e Deep Learning ”“ é possível vislumbrar novas realidades e modos de existência. Estamos convivendo em habitats orgânicos, inorgânicos e transorgânicos e a hibridação é realidade cada vez mais constante. O pós-humano emerge com mais potencialidades diante dos frutos da inteligência artificial.


Considerado o maior evento científico brasileiro de Cibercultura, o Simpósio Nacional da ABCiber, em sua décima edição, já se consolidou como locus de referência para pesquisadores(as) e demais interessados(as) em refletir sobre as tecnologias digitais, sobre os fenômenos contemporâneos, sobre a internet das coisas, educação e inovação. Para o ano de 2018 o XI Simpósio da ABCiber propõe a temática Fluxos Emergentes e Conexões Expandidas no Ecossistema Digital.

O objetivo é o de articular reflexão teórica a partir diferentes fenômenos insurgentes no ecossistema conectivo digital. Fenômenos que neste momento da revolução tecnológica parecem estar em crescimento e em continuidade com novas dinâmicas e fluxos comunicacionais, expandindo as linguagens e nossos habitats nas mais diferentes áreas do conhecimento com transformações significativas no nosso dia a dia desde a política, a cultura, a economia.


Informações sobre a Conferência