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ISSN : 2175-2389
AS PRÃTICAS DE MULTILETRAMENTOS 3.0 NAS AULAS DE MÚSICA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO: UM ESTUDO QUALITATIVO COM ADOLESCENTES DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE
José Magnaldo de Moura Araújo

Última alteração: 2021-08-24

Resumo


Resumo: esse artigo trata-se de um recorte do projeto de pesquisa de doutorado em educação que se encontra em andamento na Universidade Federal do Ceará, que tem como objetivo geral compreender as práticas de multiletramentos nas aulas de Arte/Música no ensino médio integrado de informática do IFRN, campus Apodi/RN. Como objetivos especí­ficos pretendemos: 1- Implementar ações/estratégias de intervenção nas aulas de Música no ensino médio integrado em informática do IFRN campus Apodi/RN com base na pedagogia dos multiletramentos; 2- Analisar os principais processos, características e situações de multiletramentos presente no curso técnico em informática do IFRN campus Apodi/RN; 3- Avaliar a implementação de ações/estratégias de multiletramentos nas aulas de Música no ensino médio integrado do IFRN campus Apodi. Como metodologia optamos pelo estudo qualitativo por possibilitar um maior aprofundamento nas práticas de multiletramentos, tendo como instrumento de coleta de dados a pesquisa bibliográfica, pesquisa documental, observação participante, a entrevista de grupo focal e entrevista semiestruturada. As reflexões presentes nesse trabalho nos mostram que mesmo diante das desigualdades de acesso à internet e as tecnologias digitais, as práticas juvenis de multiletramentos são permeadas de textos multimodais que combinam o modo visual, espacial e gestual, característico da web 3.0, para aprender música, demonstrando a necessidade de criarmos situações de ensino e aprendizagem que dialoguem com essas novas práticas musicais.

Palavras-chave


Ensino Médio; Educação; Juventude; Multiletramentos; Educação musical.

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