ISSN : 2175-2389
MÃDIAS E TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO GÊNERO DISCURSIVO E SEUS REFLEXOS NA ESCOLA
Última alteração: 2021-08-24
Resumo
Este artigo apresenta uma discussão teórica acerca dos estudos bakhtinianos sobre os gêneros do discurso. Como subsÃdio para essa discussão, trazemos aspectos da linguagem que entrelaçam as concepções de Paulo Freire (1994; 2020 [1969]; 2020 [1996]) e Vygotsky (2001 [1962]), autores que conversam com a dialogicidade bakhtiniana. Análises de Mikhail Bakhtin (2015 [1979]) sobre a concepção de lÃngua e linguagem, palavra e enunciado são o aporte teórico para a investigação das mÃdias digitais como um gênero discursivo atual, que altera as formas de interação e de comunicação entre os sujeitos. Irene Machado (2014) aponta uma abertura conceitual que permite essa discussão, considerando as formações discursivas do amplo campo da comunicação mediada. Estudos de Stig Hjarvard (2015) acerca da sociedade em midiatização e da ”œlógica das mÃdias” nos ajudam a compreender os sujeitos da sociedade contemporânea. O estudo aponta a importância de a escola considerar a diversidade de gêneros discursivos pelos quais nos comunicamos e, ainda, considerar que a linguagem digital na sala de aula permitirá novas formas de interação entre educadores e educandos, aproximando a escola do cotidiano dos jovens e potencializando os processos de ensinar e aprender.
Palavras-chave
Gênero do discurso; mÃdias e tecnologias digitais; comunicação discursiva; cultura digital; interação
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