ABCIBER | Simpósios e Encontros, Encontro Virtual da ABCiber 2021

ISSN : 2175-2389
SINCRONIZAÇÃO E EMERGÊNCIA EM CURSO TRANSDISCIPLINAR EM REDE: UMA FORMA DE ESTAR NO MUNDO EM TEMPO DE SINDEMIA
Jane Maria de Oliveira Vasconcellos

Última alteração: 2021-08-24

Resumo


O Curso Ações, Pesquisa, Ciência, Cultura, Saúde e Educação em Rede foi realizado entre setembro e novembro de 2020, e contou com 399 participantes. Apesar de acontecer em uma época de isolamento físico, em função da pandemia, o curso facilitou a interação social entre os participantes, e entres estes e uma porção de pessoas de suas redes e das redes do Next, por meio de diversos recursos. Esta ”œarquitetura pedagógica”, composta de diversos dispositivos e ambientes virtuais, está diretamente relacionada à própria concepção pedagógica e metodologia que concebe e constrói a educação como uma forma de estar no mundo. O que esperamos que fique claro no correr deste artigo. Para que isso aconteça, lançamos mão, o mais possível, da fala direta, depoimentos sem edição, de 65 participantes do curso, para  mostrá-lo a partir de vários olhares, o que nos foi possível a partir de um grande volume de registros produzidos pelos participantes, cuidadosamente preservados pelas gravações das sessões e postagens nos ambientes do curso.

O curso foi organizado pelo Núcleo de Experimentação e Práticas Interativas e Emergentes (NEXT), que desde a sua fundação, em 2008, dedica-se a estudar a educação em ambientes virtuais e realizar experimentações de metodologias, tecnologias e práticas interativas aplicadas à educação e à pesquisa e impulsionar a organização de diferentes projetos e atividades de educação (SANTOS et al. 2013, p. 7).

Este artigo procura também refletir sobre como o método, inovador e interativo, adotado por este curso de educação não formal em rede, e os processos de sincronização e emergência, por ele provocados, influenciaram a vida dos seus participantes. Serão inicialmente apresentados a estrutura e o funcionamento do curso, seguido pelos depoimentos dos próprios alunos que demonstram os impactos e as transformações por eles sentidos nas situações vivenciadas ao longo do curso.



Palavras-chave


Educação em Rede; Ambientes Virtuais; Interatividade; Estar no Mundo; Emergência

Texto completo: PDF