Última alteração: 2024-06-03
Resumo
O presente artigo tem como objetivo analisar os conteúdos do projeto fan video “ToonPaul’s Drag Race”, paródia do reality show RuPaul's Drag Race, postados no TikTok a partir das dimensões e indicadores da competência midiática definidos pela proposta teórico-metodológica de Ferrés e Piscitelli (2015). Para tal, consireamos o contexto de convergência midiática, definido por Henry Jenkins (2009) como um fluxo de conteúdo entre diversas plataformas da mídia. O material a ser analisado conta com vários vídeos em formato de episódio que desenvolvem uma narrativa em diálogo com o multiverso da franquia Drag Race, cuja construção estética é feita por meio do uso de inteligência artificial (IA) tanto para as imagens, quanto para o som. Dessa forma, busca-se refletir acerca das complexidades entre as obras de fãs, a inteligência artificial e a criação de material original e inovador, considerando as seis dimensões da competência midiática nos âmbitos da expressão e do conteúdo.