ABCIBER | Simpósios e Encontros, ENCONTRO VIRTUAL DA ABCIBER 2024

ISSN : 2175-2389
Edutainment e Seus Desdobramentos na Economia do Engajamento
Danielle Soares e Silva Bicudo Ferraro, Ivan Carlos Cavassani Junior

Última alteração: 2024-06-08

Resumo


Nossa sociedade está em ampla digitalização das atividades econômicas, sociais e culturais. No cenário em que 95% das pessoas entre 9 e 17 anos estão conectadas à internet, a educação passa por transformações, com a incorporação de tecnologias e IA em várias frentes. Entre essas, destaca-se o YouTube como ferramenta de interação entre educação e entretenimento, tornando-se uma importante fonte de conteúdos educativos à medida em que professores "youtubers" utilizam estratégias de edutainment em canais que alcançam milhões de inscritos.

Neste contexto, é relevante analisar a utilização da plataforma para fins educacionais, a partir do fenômeno denominado Edutainment — termo que combina educação e entretenimento — e suas implicações, a partir do estudo de três canais de educação do YouTube, com o intuito de estudar os desdobramentos teóricos frente a cada um deles. O objetivo é entender como essas abordagens influenciam o engajamento e a aprendizagem do público, a partir de características fundamentais e interligadas que nele operam: a economia de atenção, a plataformização, a governança algorítmica e o capitalismo de vigilância.

 


Texto completo: PDF