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ISSN : 2175-2389
Consumo cultural, algoritmos e a ascensão da comodidade
Marcos Ramon Gomes Ferreira, Gisele Nunes Brasil

Última alteração: 2024-06-08

Resumo


Esta pesquisa analisa como a introdução e evolução dos algoritmos nas plataformas digitais transformaram as práticas de produção e consumo decorrentes da indústria cultural. Adorno e Horkheimer não poderiam prever o impacto da internet, mas suas ideias ainda ressoam na compreensão da realidade contemporânea. No entanto, argumentamos que estamos em um contexto suficientemente distinto para exigir novas categorias de análise. A dependência crescente da automação e dos algoritmos no entretenimento levanta questões sobre a originalidade e autenticidade dos produtos culturais, transformando a criação, antes artesanal, em um processo guiado por dados e previsões de consumo. O estudo destaca como os algoritmos personalizam e moldam o consumo cultural, criando bolhas de filtro que podem homogeneizar gostos e limitar a diversidade cultural. Este trabalho busca compreender as implicações dessas dinâmicas tecnológicas e culturais, propondo uma reflexão sobre os perigos e oportunidades dessa nova era algorítmica.

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