Nota de Pesar

É com grande pesar e profunda consternação que informamos o falecimento de nossa querida colega Janaína Quintas Antunes.
Intelectual inovadora e pesquisadora incansável, de forte atuação interdisciplinar (com ênfase em comunicação, jornalismo, filosofia, ciências sociais, música, gestão ambiental, direito constitucional), Janaína Quintas Antunes foi Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP.
Janaína Quintas Antunes chegou à Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) em 2010, no IV Simpósio Nacional, realizado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Nunca mais deixou de participar da entidade.
Em 2016, durante seu Doutoramento, fez parte da Comissão Organizadora do IX Simpósio Nacional, realizado na PUC-SP, sob o tema “Cibercultura, Democracia e Liberdade no Brasil” – uma resposta da Associação ao golpe parlamentar de Estado contra a Presidenta Dilma Rousseff, primeira mulher democraticamente eleita para o exercício do cargo.
Janaína Quintas Antunes exerceu, com brilhantismo e notável competência, a Secretaria Executiva da ABCiber, no biênio 2017-2019. Sua capacidade de articulação e seu desempenho no cargo a tornaram, no biênio subsequente, a primeira mulher eleita para a Presidência da Associação. Em 2022, passou a integrar o respectivo Conselho Científico Deliberativo (CCD).
Foi – e é – inestimável a contribuição de Janaína Quintas Antunes para a ABCiber, especialmente em períodos difíceis, como o da pandemia de Covid-19. As decisões tomadas durante sua Presidência levaram a Associação a uma nova etapa de organização de seus grandes eventos institucionais. Quando o Sars-Cov-2 privou a todos(as) de encontros presenciais (físicos) em razão das medidas legais das autoridades sanitárias, foi Janaína Quintas Antunes quem concebeu, planejou e gerenciou, junto com a Diretoria e com a equipe tecnológica do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE, de São João da Boa Vista/SP), a transferência dos Encontros e Simpósios da ABCiber para a condição 100% remota – com resultados bem-sucedidos e elogiados.
Atualmente, Janaína Quintas Antunes era professora do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU) e do Centro Universitário FIAM-FAAM, entre outras instituições; e Vice-Presidenta da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM) (biênio 2022-2024). Estava associada a várias entidades científicas nacionais, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Associação pela Cultura, Educação e Sustentabilidade [ACESSO, da qual foi membra fundadora e diretora social (biênio 2018-2020)], à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), à Associação Brasileira de Música (ABRAMUS) e à Associação Nacional de História (ANPUH).
Membra do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura (CENCIB/PUC-SP), integrou, a partir de 2021, a equipe de desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação latu sensu em Cibercultura da PUC-SP.
Da extensa atividade docente de Janaína Quintas Antunes, destacamos a de Professora Visitante sobre cultura Nobrow e cibercultura na University of Westminster (UoW), em Londres, e na Hong Kong University (HKU).
Dentre seus inúmeros livros, artigos e papers, merece especial menção Nobrow: o inclassificável internacionalizado, publicado pela Gênio Criador, em 2019.
A autora e pesquisadora colaborou para Comissões Editoriais de vários periódicos, entre eles: The International Journal of the Arts in Society, Revista Internacional de Folkcomunicação, Galáxia, Revista Trama Interdisciplinar, Revista Ara e Comunicação e Sociedade.
Com esse legado, a presença afetuosa, alegre e contagiante de Janaína Quintas Antunes, virtude marcante em sua trajetória acadêmica – das mais brilhantes e promissoras na área de Comunicação e afins – deixa saudades e rastros de amizade em todos(as) os(as) que conviviam proximamente com ela.
Neste momento de dor, em nome da Diretoria, do Comitê Científico Deliberativo (CCD) e de todos(as) os(as) Associados(as) da ABCiber, prestamos nossa justa homenagem à Janaína Quintas Antunes; aos(às) amigos(as) e familiares, expressamos nossas condolências e nossa mais profunda solidariedade, com votos de força e superação.
São Paulo, 16 de março de 2024.
Mirian Meliani Nunes
Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) – Biênio 2023-2025
Yara Guasque
Vice-Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) – Biênio 2023-2025
A edição desta Nota de Pesar contou com a colaboração do Prof. Eugênio Trivinho, ex-orientador de Doutorado de Janaína Quinta Antunes na PUC-SP, Presidente da ABCiber nos biênios 2007-2009, 2009-2011 e 2016-2017 e membro do Conselho Científico Deliberativo (CCD) da entidade.
Gostaria de concluir nesta nota que minha sobrinha Janaina Quintas Antunes teve como privilégio nesta caminhada sua familia, junto ao pai Paulo Ferrari Antunes e sua mae Monica R.Quintas Antunes, que com maneiras diferentes se dedicaram a possibilitar o sucesso dessa eterna menina.
Sou o Tio Antonio Carlos Rossi Quintas e familia, orgulhoso por ver que ela fez seu melhor.
Gratidão a todos por amarem tanto minha filha ❣️
Deus te abençoe, meu irmão. Gratidão
Além de grande intelectual, quero registrar que Janaina era um ser humano ímpar. Ativista da causa animal e ambiental. Generosa e acolhedora, sempre foi uma presença querida entre os amigos.
Meus sinceros sentimentos a toda família.
Que bom saber que a Janaína era engajada na causa animal e ambiental. ❤
Janaína se foi. 💔 Escrevo para que cuidem bem de quem está ao seu lado. Respeitem a vida, a diversidade da vida. Porque nunca sabemos quem deixará de inspirar primeiro. Inspiro verdade, compaixão ilimitada, que a Janaína atinja o reino da luz. Descanse em paz merecida Janaína , que livre viveu e morreu, retornando à fonte de onde tudo começou. (Só consigo me lembrar da Janaína aos 6 anos, meiga e linda, e fazia desenhos lindos que guardo numa pasta até hoje. Minha prima querida)
Perda imensa. Além de fazer falta para as pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com ela, fará falta para o mundo. Intelectual engajada, responsável, transmitia esperança e alegria. Familiares, amigas/os, parceiras/os de trabalho e luta, animais e natureza, ficamos todos nós, menos acompanhados sem ela.
Gratidão
Filha de um primo-irmão querido, desconhecia o invejável currículo da Janaína, o que me traz maior dor pela perda. Fuerza Paulinho!