Nota de Pesar

Nota de Pesar

É com grande pesar e profunda consternação que informamos o falecimento de nossa querida colega Janaína Quintas Antunes.

Intelectual inovadora e pesquisadora incansável, de forte atuação interdisciplinar (com ênfase em comunicação, jornalismo, filosofia, ciências sociais, música, gestão ambiental, direito constitucional), Janaína Quintas Antunes foi Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP e Mestre em Educação, Arte e História da Cultura pela Universidade Presbiteriana Mackenzie/SP.

Janaína Quintas Antunes chegou à Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) em 2010, no IV Simpósio Nacional, realizado na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO-UFRJ). Nunca mais deixou de participar da entidade.

Em 2016, durante seu Doutoramento, fez parte da Comissão Organizadora do IX Simpósio Nacional, realizado na PUC-SP, sob o tema “Cibercultura, Democracia e Liberdade no Brasil” – uma resposta da Associação ao golpe parlamentar de Estado contra a Presidenta Dilma Rousseff, primeira mulher democraticamente eleita para o exercício do cargo.

Janaína Quintas Antunes exerceu, com brilhantismo e notável competência, a Secretaria Executiva da ABCiber, no biênio 2017-2019. Sua capacidade de articulação e seu desempenho no cargo a tornaram, no biênio subsequente, a primeira mulher eleita para a Presidência da Associação. Em 2022, passou a integrar o respectivo Conselho Científico Deliberativo (CCD).

Foi – e é – inestimável a contribuição de Janaína Quintas Antunes para a ABCiber, especialmente em períodos difíceis, como o da pandemia de Covid-19. As decisões tomadas durante sua Presidência levaram a Associação a uma nova etapa de organização de seus grandes eventos institucionais. Quando o Sars-Cov-2 privou a todos(as) de encontros presenciais (físicos) em razão das medidas legais das autoridades sanitárias, foi Janaína Quintas Antunes quem concebeu, planejou e gerenciou, junto com a Diretoria e com a equipe tecnológica do Centro Universitário das Faculdades Associadas de Ensino (UNIFAE, de São João da Boa Vista/SP), a transferência dos Encontros e Simpósios da ABCiber para a condição 100% remota – com resultados bem-sucedidos e elogiados.

Atualmente, Janaína Quintas Antunes era professora do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas (UniFMU) e do Centro Universitário FIAM-FAAM, entre outras instituições; e Vice-Presidenta da Federação Brasileira das Associações Científicas e Acadêmicas de Comunicação (SOCICOM) (biênio 2022-2024). Estava associada a várias entidades científicas nacionais, como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a Associação pela Cultura, Educação e Sustentabilidade [ACESSO, da qual foi membra fundadora e diretora social (biênio 2018-2020)], à Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), à Associação Brasileira de Música (ABRAMUS) e à Associação Nacional de História (ANPUH).

Membra do Centro Interdisciplinar de Pesquisas em Comunicação e Cibercultura (CENCIB/PUC-SP), integrou, a partir de 2021, a equipe de desenvolvimento do Projeto Pedagógico do Curso de Pós-Graduação latu sensu em Cibercultura da PUC-SP.

Da extensa atividade docente de Janaína Quintas Antunes, destacamos a de Professora Visitante sobre cultura Nobrow e cibercultura na University of Westminster (UoW), em Londres, e na Hong Kong University (HKU).

Dentre seus inúmeros livros, artigos e papers, merece especial menção Nobrow: o inclassificável internacionalizado, publicado pela Gênio Criador, em 2019.

A autora e pesquisadora colaborou para Comissões Editoriais de vários periódicos, entre eles: The International Journal of the Arts in Society, Revista Internacional de Folkcomunicação, Galáxia, Revista Trama Interdisciplinar, Revista Ara e Comunicação e Sociedade

Com esse legado, a presença afetuosa, alegre e contagiante de Janaína Quintas Antunes, virtude marcante em sua trajetória acadêmica – das mais brilhantes e promissoras na área de Comunicação e afins – deixa saudades e rastros de amizade em todos(as) os(as) que conviviam proximamente com ela.  

Neste momento de dor, em nome da Diretoria, do Comitê Científico Deliberativo (CCD) e de todos(as) os(as) Associados(as) da ABCiber, prestamos nossa justa homenagem à Janaína Quintas Antunes; aos(às) amigos(as) e familiares, expressamos nossas condolências e nossa mais profunda solidariedade, com votos de força e superação.

São Paulo, 16 de março de 2024.

Mirian Meliani Nunes

Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) – Biênio 2023-2025

Yara Guasque

Vice-Presidenta da Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura (ABCiber) – Biênio 2023-2025

A edição desta Nota de Pesar contou com a colaboração do Prof. Eugênio Trivinho, ex-orientador de Doutorado de Janaína Quinta Antunes na PUC-SP, Presidente da ABCiber nos biênios 2007-2009, 2009-2011 e 2016-2017 e membro do Conselho Científico Deliberativo (CCD) da entidade.

Share

Comments

  1. antonio quintas: março 17, 2024 at 7:40 am

    Gostaria de concluir nesta nota que minha sobrinha Janaina Quintas Antunes teve como privilégio nesta caminhada sua familia, junto ao pai Paulo Ferrari Antunes e sua mae Monica R.Quintas Antunes, que com maneiras diferentes se dedicaram a possibilitar o sucesso dessa eterna menina.
    Sou o Tio Antonio Carlos Rossi Quintas e familia, orgulhoso por ver que ela fez seu melhor.

  2. Além de grande intelectual, quero registrar que Janaina era um ser humano ímpar. Ativista da causa animal e ambiental. Generosa e acolhedora, sempre foi uma presença querida entre os amigos.
    Meus sinceros sentimentos a toda família.

  3. Rita de Cássia Rossi: março 17, 2024 at 3:37 pm

    Janaína se foi. 💔 Escrevo para que cuidem bem de quem está ao seu lado. Respeitem a vida, a diversidade da vida. Porque nunca sabemos quem deixará de inspirar primeiro. Inspiro verdade, compaixão ilimitada, que a Janaína atinja o reino da luz. Descanse em paz merecida Janaína , que livre viveu e morreu, retornando à fonte de onde tudo começou. (Só consigo me lembrar da Janaína aos 6 anos, meiga e linda, e fazia desenhos lindos que guardo numa pasta até hoje. Minha prima querida)

    • Luanda Francine: março 21, 2024 at 7:08 am

      Perda imensa. Além de fazer falta para as pessoas que tiveram a oportunidade de conviver com ela, fará falta para o mundo. Intelectual engajada, responsável, transmitia esperança e alegria. Familiares, amigas/os, parceiras/os de trabalho e luta, animais e natureza, ficamos todos nós, menos acompanhados sem ela.

  4. Alcides Ferrari Neto: março 19, 2024 at 8:27 pm

    Filha de um primo-irmão querido, desconhecia o invejável currículo da Janaína, o que me traz maior dor pela perda. Fuerza Paulinho!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *