2023
XVI Simpósio da ABCiber, Santa Maria,, RS
Acesse os anaisINFORMAÇÃO, TECNODIVERSIDADE E ESTÉTICA
Organização: ABCiber, UFSM
Realização: UFSM
Apoio e Divulgação: UNIFAE
A temática do XVI SIMPÓSIO NACIONAL DA ABCIBER provoca a problematizarmos sobre três questões que se entrecruzam na atualidade, em diversos aspectos: Informação, Tecnodiversidade e Estética. A palavra informação adquire uma variedade de entendimentos ao estar vinculada às plataformas em rede, aos metauniversos, às redes sociais, às tecnologias algorítmicas, à bioinformática, à neurociência, à engenharia genética etc. Mesmo, geralmente, aparecendo atrelada ao aceleracionismo tecnológico e a dados processados e calculados, a informação vai além dos dados, estando implicada na simbiose humano e tecnologia. Deparamo-nos com humanos artificiais constituídos pelas tecnologias informacionais, direcionados pela algoritmização da vida, de seus afetos, pensamentos e comportamentos. Nesta perspectiva, propomos discussões que liberem a ideia de informação presa aos dados previsíveis e probabilísticos, e possamos pensá-la como informação-invenção atrelada à diferença. Talvez, seguindo Gilbert Simondon, uma informação como invenção de codificações e significações, como gestos transformadores resultantes de ressonâncias internas e trocas com o meio externo.
Várias áreas das artes e humanidades têm problematizado os sistemas computacionais – Estudos das Mídias, Cibernética, Humanidades Digitais, Comunicação, Artes Digitais, Filosofia e Tecnologia – na busca de uma sociedade marcada pela diversidade. Neste sentido, trazemos o conceito de tecnodiversidade do filósofo da tecnologia Yuk Hui. Ao salientar a importância de trabalharmos com o conceito de tecnologia, a fim de preservar a alteridade e a diferença (HUI, 2020), ele aponta a necessidade de uma diversidade política e tecnológica, de um entendimento plural da tecnologia a fim de confrontarmos questões como o racismo estrutural, a crise climática e as desigualdades sociais, econômicas e tecnológicas.
Ao conceber a tecnodiversidade, Hui parte do conceito de cosmotécnica, que articula diversidade cosmológica e tecnológica, nos deixando uma provocação: como podemos pensar em cosmotécnicas não-ocidentais: quilombolas, kaingangs, guaranis, zulus, mapuches, dos povos da Amazônia, dos contextos de diáspora etc. Como Hui coloca, tecnologias alternativas que podem nos desviar de uma universalidade tecnológica ao fragmentar o mundo e abri-lo ao diferente (HUI, 2020), relacionando-o com a localidade e não com a universalidade. Neste evento, em particular, direcionamos nossa atenção às especificidades do Sul Global.
Neste sentido, o pensamento tecnológico está articulado ao pensamento estético que nos reporta ao existencial, que nos abre os sentidos para a pluralidade do fora, sendo a própria pluralidade das práticas das artes. Lançamo-nos, neste evento, em estratégias criativas de abrir o mundo, uma vez que a arte abre o mundo a si mesmo, ao abrir o sentido que este está fechado (NANCY, 2014). Artes plurais e heterogêneas, que agregam práxis e poiesis, em práticas múltiplas e articuláveis que podem produzir novos sentidos para o que entendemos por informação.
Consulte abaixo os anais eletrônicos.
Acesse a página de Eventos para mais detalhes sobre cada edição do Simpósio Nacional da ABCiber.
XVI Simpósio da ABCiber, Santa Maria,, RS
Acesse os anaisXV Simpósio da ABCiber, São Paulo, SP
Acesse os anaisXIV Simpósio da ABCiber, São Paulo, SP
Acesse os anaisXIII Simpósio da ABCiber, Rio de Janeiro, RJ
Acesse os anaisXII Simpósio da ABCiber, Porto Alegre, RS
Acesse os anaisXI Simpósio da ABCiber, Juiz de Fora, MG
Acesse os anaisX Simpósio da ABCiber, ECA/USP, São Paulo, SP
Acesse os anaisIX Simpósio da ABCiber, PUC-SP, São Paulo, SP
Acesse os anaisVIII Simpósio da ABCiber, ESPM, São Paulo, SP
Acesse os anaisVII Simpósio da ABCiber, Universidade Tuiuti, PR
Acesse os anaisV Simpósio da ABCiber, Florianópolis, SC
Acesse os anais