IV Encontro Virtual da ABCiber 2024

PERSPECTIVAS INTERDISCIPLINARES E RECONFIGURAÇÕES NA CIBERCULTURA: Dados, algoritmos e inteligência artificial

Organização: ABCiber, UNIFAE
Apoio e Divulgação: UNIFAE
Data: 20 e 21 de junho de 2024

Os usos mercadológicos de dados gerados por interações humano-máquina na cibercultura ganham novos contornos nesta primeira metade do século XXI. Num ambiente digital regido por sistemas algorítmicos opacos e com perspectivas de regulamentação paralisadas, os processos de construção do conhecimento científico procuram traçar caminhos para responder aos desafios incessantes de reconfiguração da vida social.

Simultaneamente, as interfaces interativas, atravessadas pelos mais recentes modelos de Inteligência Artificial (IA), evocam questões que se somam às de etapas anteriores da realidade tecnológica. Exigem estratégias de reflexão sobre os horizontes do humano e da saúde mental individual e coletiva capazes de desnaturalizar os colonialismos digitais e redimensionar as repercussões político-científicas dos modelos emergentes de enunciados textuais, imagéticos e audiovisuais, hoje marcados por novos determinismos tecnológicos.

À sombra da reconfiguração da privacidade por processos de vigilância algorítmica, a sociedade é chamada a questionar a IA e seus modos de consciência, ação e representação. No conjunto das abordagens críticas a respeito, até que ponto a IA pode ser igualmente considerada um dispositivo de construção social e psicológica?

Diante desses desafios, a ABCiber – Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura aposta no revigoramento de diálogos interdisciplinares como caminho fundamental de rearticulação interpretativa. Seu Encontro Virtual 2024, em formato já conhecido, 100% remoto, será realizado nos dias 20 e 21 de junho, em parceria com o Centro Universitário das Faculdades Associadas (UNIFAE) de São João da Boa Vista, instituição pública de ensino superior sediada no estado de São Paulo.


Anais Eletrônicos

Consulte abaixo os anais eletrônicos.

Acesse a página de Eventos para mais detalhes sobre cada edição do Encontro Virtual da ABCiber.