Tema do Evento

Tema do Evento

Novos letramentos, apropriação das tecnologias e o ciberespaço como construção coletiva

Em tempos pandêmicos de isolamento social, medos e incertezas, a necessidade crescente de apropriação das tecnologias de informação e comunicação determinou novos letramentos digitais, pessoais, profissionais, de negócios, e consolidou o ciberespaço como o centro das convergências e divergências coletivas e da produção colaborativa. Do protagonismo individual à força do coletivismo, os fluxos informacionais, em rede, constroem novas narrativas de impactos sociais, econômicos, políticos. O estudo destes fenômenos e as práticas decorrentes dele são as propostas do 2º Congresso Virtual que a ABCiber, Associação Brasileira de Pesquisadores em Cibercultura, em parceria com a UNIFAE, realizam entre os dias 22 e 23 de junho.

 

Grupos de Trabalho

 

GT 1 - Literacia digital: comunicação e cidadania

 

Este Grupo de Trabalho tem como objetivo avaliar questões relacionadas às literacias dentro do Ciberespaço: literacias críticas, literacias de mídia, literacias digitais, bem como suas inferências na cidadania e seus importantes pilares: educação, saúde, construção do lugar do outro e das identidades. O GT tem como foco análises de trabalhos, intervenções, experiências e articulações das habilidades e seus desenvolvimentos por meio dos vários suportes, instrumentos e produtos midiáticos.

 

GT 2 - Comunicação digital e tecnologias

 

Este GT tem como missão discutir estudos que analisam a relação entre o Ciberespaço e as construções de discursos, produção de narrativas e o reflexo em possibilidades de consumo, de conteúdo e/ou produtos. Busca-se, assim, analisar trabalhos de pesquisa e reflexões que apresentem articulações sobre as dinâmicas de discursos, narrativas e consumo: comunicação, processos semióticos, entretenimento e práticas de consumo; questões éticas e a contemporaneidade; fruições, práticas de informação e entretenimento, e tendências contemporâneas.

 

Organização e Apoio

  • Organização
    sponsors-logo
  • Apoio
    sponsors-logo