O Capital Simbólico de Cantores no Contexto das Enchentes do Rio Grande do Sul: O Festival Salve o Sul e o Pocket Show de Bruno Mars

Autores

  • Sandro Pavão Universidade Anhembi Morumbi
  • Felipe Faraco Universidade Anhembi Morumbi

Palavras-chave:

Capital Simbólico; Solidariedade Cultural; Mobilização Artística; Eventos Beneficentes; Ajuda Humanitária.

Resumo

O artigo explora o impacto social e cultural do Festival Salve o Sul e do pocket show realizado pelo cantor internacional Bruno Mars, ambos em 2024, para apoiar na recuperação das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. A pesquisa explora o conceito de capital simbólico de Pierre Bourdieu e investiga como a presença de artistas nacionais e internacionais incentivam a sociedade a participar de causas humanitárias. O texto discute como os eventos musicais, além de arrecadar fundos, acumulam capital simbólico ao promoverem reconhecimento para os envolvidos, transformando cultura e arte musical em ferramentas de reconstrução social. Para tanto, destaca como a música pode proporcionar muito mais que alívio emocional, mas também união comunitária e esperança, enquanto as figuras públicas envolvidas utilizam seu capital simbólico para impulsionar a conscientização social, discutindo a eficácia prática dos eventos beneficentes no curto, abordando os desafios logísticos e organizacionais enfrentados em momentos de crise.

Publicado

02-12-2024