Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.

Diretrizes para Autores

Normas para Submissão de Resumo Expandido – Categoria Painel Temático

As submissões de Resumo Expandido devem ser feitas exclusivamente em formato PDF. É obrigatória a leitura do Call For Papers ( https://abciber.org.br/simposio2024/call-for-papers.html ) e o uso do Template disponibilizado no site ( https://abciber.org.br/simposio2024/call-for-papers.html ), direcionando o trabalho para um dos Eixos Temáticos - com o adendo de que haverá reorganização dos Resumos em Painéis Temáticos, de acordo com as resoluções da Comissão Organizadora do Simpósio.

OS RESUMOS EXPANDIDOS PARA A CATEGORIA PAINEL TEMÁTICO DEVERÃO SER ORIGINAIS (isto é, elaborados exclusivamente para participação no XVII Simpósio Nacional da ABCiber; não podendo, até o momento de sua apresentação, terem sido apresentados em eventos anteriores ou publicados em periódicos, livros ou anais) e ter preferencialmente vínculo com pesquisa em desenvolvimento ou concluída. O não cumprimento desse quesito implicará na retirada da proposta na fase de avaliação.

 

Normas para Submissão de Resumos para propostas de Mesas Coordenadas

Nas submissões de RESUMOS para propostas de MESA COORDENADA, serão aceitos trabalhos vinculados à temática central do Simpósio – “Arte, Comunicação e Educação em tempos de eventos climáticos extremos” – ou à temática do campo dos estudos mais recentes da Cibercultura, com a participação de 3 a 4 pesquisadores, incluindo o proponente, que será o Coordenador da Mesa.

O Coordenador da Mesa deve ter titulação mínima de Doutor e será o responsável pela submissão da proposta, ainda que todos os membros da Mesa devam fazer inscrição individualmente para participar do evento.

A duração das atividades da Mesa Coordenada não poderá ultrapassar 90 minutos, incluindo introdução, exposições e debates.

A proposta deve ser direcionada, no momento da inscrição, a um dos Eixos Temáticos previstos (ver relação abaixo).

A submissão de propostas de Mesa Coordenada será realizada por meio de resumos expandidos, que devem obedecer às seguintes instruções:

(a) o resumo expandido referente à Mesa deve abranger necessariamente a argumentação que cada participante exporá no evento e conter (não nesta mesma ordem): o tema ou o objeto articulatório de estudos (alinhado a algum dos Eixos Temáticos e vinculado à proposta do Simpósio); o objetivo principal; as bases teóricas da reflexão ou análise conjunta (autores e teorias fundamentais); e a justificativa (pertinência e relevância da Mesa);

(b) o proponente deve utilizar o template oferecido, disponível no site do evento (https://abciber.org.br/simposio2024/call-for-papers.html ).

(c) o resumo expandido deve ter entre 10.000 e 11.000 caracteres (com espaços) e 5 palavras-chave; e ser apresentado em fonte Times New Roman, corpo 12, com espaçamento 1,5 entre as linhas e em adequação às normas da ABNT (NBR 10.520, para citações, e NBR 6.023, para referências bibliográficas);

(d) o título e o subtítulo da Mesa Coordenada devem vir centralizados e em negrito, com letras maiúsculas, em tamanho 12, sem recuo;

(e) em seguida, deve constar, também centralizado, o nome do(s) autor(es), acompanhado de nota de rodapé contendo indicação individual da maior titulação e da filiação institucional (se houver), a eventual vinculação com Grupo de Pesquisa e/ou com agência de fomento (no caso de bolsas em vigor) e o endereço eletrônico;

(f) os arquivos enviados para Mesa Coordenada devem ser salvos somente em PDF e nomeados conforme segue: MESA - EIXO TEMÁTICO 00 (Letra do Eixo escolhido).

 

Submissão dos Artigos Completos

Após a realização do evento, haverá a abertura do sistema para a submissão dos artigos completos, em caráter opcional. Somente os proponentes congressistas que apresentaram seus trabalhos no evento poderão enviar os artigos completos. No caso de trabalhos em coautoria, somente um proponente deve realizar a submissão do artigo.

As propostas de RESUMO EXPANDIDO direcionadas aos Eixos temáticos aprovadas serão organizadas em Painéis Temáticos mediante apuração de afinidades. Os trabalhos devem ser direcionados a um dos Eixos Temáticos previstos (ver relação abaixo).

Observação – Em razão da amplitude da proposta do Simpósio, os Eixos Temáticos organizados por letras têm caráter exclusivamente indicativo, funcionando como entradas para melhor administração das inscrições, sob o princípio da maior inclusão possível. Os Painéis Temáticos, formados a posteriori, poderão, a critério da Comissão Científica, integrar trabalhos inscritos em um ou mais Eixos Temáticos.

A submissão do Artigo Completo é opcional e deve ser feita após o evento e somente no formato PDF, respeitando o template. Download disponível no site do XVII Simpósio: (https://abciber.org.br/simposio2024/index.html ).

 

EIXOS TEMÁTICOS

A - Arte em eventos climáticos extremos

§ Arte, ciência e tecnologia: mídias emergentes e fluxos de informação.

§ Arte sonora, música visual e seus desdobramentos.

§ Interespécies, bioarte e arte transgênica.

 

B - Sustentabilidade e colaboração em eventos climáticos extremos

§ Cidades e territórios temporários de convívio e resistência: democracia e colaboração.

§ Crise climática e Antropoceno, meio ambiente, biodiversidade e sustentabilidade.

§ Economia colaborativa, economia do compartilhamento e novos modelos de negócios sem fins lucrativos.

 

C - Estratégias comunicacionais em eventos climáticos extremos

§ Plataformas de comunicação e de I.A.

§ Comunicação digital, consumo e comportamentos em rede.

§ Filosofia da tecnologia: inteligência artificial, pós-humanismo, trans-humanismo.

§ Jornalismo de dados, ética da informação, fake news e crise dos pontos de vista centrais.

§ Big data, ciência dos dados, tecnologias algorítmicas e midiatização.

 

D - Migração em eventos climáticos extremos

§ Decolonização, algoritmização e racismo ambiental.

§ Apropriação de tecnologias digitais em contextos diaspóricos.

§ Modelos distintos da sociedade da informação no Sul Global.

 

E - Tecnologias e políticas cidadãs em eventos climáticos extremos

§ Transformações do trabalho: automação, uberização e direitos.

§ Tecnodiversidade, localidade e tecnologias alternativas.

§ Cosmovisões indígenas, povos tradicionais e apropriação tecnológica.

§ Governança, institucionalidades. Litigância e justiça climática.

§ Cidadania e identidade autopercebida.

 

F - Educação em eventos climáticos extremos.

§ Educação formal e letramento no âmbito das humanidades digitais.

§ Estudos linguísticos/literários e computação no âmbito das humanidades digitais.

§ Educação, educomunicação e literacias de mídia e informação.

 

G - Plataformas de escuta em eventos climáticos extremos.

§ Sofrimento e transformação identitária.

§ Solastalgia. Estresse e nostalgia frente a mudanças ambientais.

§ Tráfico humano, dispersão familiar e redes digitais.

§ Estresse pós-traumático e mitigação de danos.

§ Perdas e resgates identitários na elaboração do luto.

 

Sistema de Avaliação e Divulgação dos Resultados

1. Cada proposta de Resumo Painel temático ou Mesa Coordenada será avaliada por 2 pareceristas, membros do Conselho Científico Deliberativo (CCD) da ABCiber e/ou pesquisadores convidados, a critério da Coordenação Institucional e/ou da Comissão Organizadora do Simpósio. As avaliações serão entregues à Comissão Organizadora para verificação de congruência. Havendo dúvidas ou necessidade de precisão no resultado, a proposta poderá ser submetida a terceira avaliação.

2. Os quesitos adotados pela Comissão Científica são:

(a) pertinência ao tema central e aos Eixos Temáticos do Simpósio;

(b)adequação aos critérios apresentados para Resumos para Paineis Temáticos ou para Mesas Coordenadas;

(c) qualidade do texto.

3. A divulgação dos resumos expandidos aprovados será feita por e-mail, em fluxo contínuo, no período de 22 de agosto a 5 de novembro de 2024, no site do evento.

4. A programação definitiva do Simpósio, com os Painéis Temáticos e as Mesas Coordenadas, será divulgada tão logo seja possível, após a aprovação de todas as propostas, mediante a confirmação da taxa de pagamento.

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