Amazônia e arte emergentes

Questões ambientais e arte em meios emergentes

Autores

  • LUIZA HELENA GUIMARAES ECA/USP
  • Ana Cunha UFRJ
  • SHIMA MUSEU.XYZ
  • Marlus ARAÚJO UFRJ

Palavras-chave:

Arte, Emergência climática, Meios Emergentes

Resumo

“Amazônia e Artes Emergentes” explora, a partir da Amazônia, duas concepções contemporâneas do termo "emergente": os meios imersivos e a criação de mundos virtuais, como o Metaverso e XR (Realidade Expandida que se divide em Realidade Virtual, Aumentada e Mista), e a urgência das questões climáticas globais. A experiência é oferecida em um ambiente digital 3D na plataforma Spatial, acessível pelo navegador de computador, smartphone e dispositivos móveis, preferencialmente com óculos VR (Realidade Virtual). A exposição inclui obras em NFT (non-fungible token) e outros formatos digitais, criadas por 16 artistas, sendo 2 coletivos, que abordam temas como o Antropoceno, ecossistemas e os povos e terras indígenas.

A exposição foi idealizada e é co-curada por Luiza Helena Guimarães, essa junto a Marlus Araújo Foi realizada pelo MUSEU.XYZ, um espaço virtual dedicado à experimentação artística, educacional e cultural no metaverso, em parceria com o Laboratório de Arte Espectro Neural (LArtEN). Este projeto se justifica pela trajetória de pesquisa e criação artística da idealizadora e dos co-curadores.

Biografia do Autor

Ana Cunha , UFRJ

Mestre em Mídias Criativas pelo Programa de Pós-graduação em Mídias Criativas / PPGMC/ECO/UFRJ.

SHIMA, MUSEU.XYZ

Artista de Mídias, Designer e Gestor Cultural do MUSEU.XYZ

Marlus ARAÚJO, UFRJ

Marlus Araújo é designer, artista visual e tecnólogo criativo. Recentemente, ele concluiu um mestrado em Mídia Criativa (PPGMC/ECO/UFRJ) com foco de pesquisa em jogos, metaversos e mundos virtuais. Marlus completou sua graduação em Design na Escola de Belas Artes da UFRJ e possui uma pós-graduação em Projetos Digitais pelo Istituto Europeo di Design - Rio. Sua área de interesse está na convergência entre arte, design e tecnologia, onde concebe diversos projetos digitais, como jogos, visualizações de dados, interfaces web, instalações interativas e ambientes imersivos.

Publicado

02-12-2024