Formação docente, o lúdico e as plataformas digitais educacionais
Palavras-chave:
lúdico, letramentos, plataforma, mídia-educação, formaçãoResumo
O objetivo deste texto é apresentar a proposta de uma pesquisa sobre as plataformas digitais educacionais buscando sua caracterização, com foco no lúdico e na formação docente. A partir da revisão bibliográfica e de levantamento nas redes sociais serão identificadas as plataformas digitais mais utilizadas na educação no Brasil, levando em consideração aquelas que surgiram a partir de 2019. Os critérios para avaliar as plataformas digitais selecionadas irão incluir aspectos como usabilidade, recursos pedagógicos oferecidos, integração com outras ferramentas (como o Moodle), capacidade de engajamento dos alunos, suporte técnico, entre outros critérios relevantes para a pesquisa. A definição dos critérios poderá incluir aspectos como centralização de poder, lógicas algorítmicas, extração de dados, modelos de negócio, influência na prática pedagógica, conteúdos disponíveis, metodologias de ensino e propostas de competências a serem desenvolvidas, entre outros critérios pertinentes. Quando finalizada, essa análise permitirá identificar as necessidades e desafios existentes no contexto educacional, estabelecer os objetivos do projeto e fundamentar teoricamente as intervenções a serem desenvolvidas de formação inicial e continuada de professores através da plataforma digital lúdica Game Comenius, que está sendo desenvolvida na UFSC para oferecer recursos, serviços e interações para diferentes usuários. A plataforma lúdica tem como função facilitar a comunicação, a colaboração e o acesso a informações e ferramentas específicas e pode ser usada em diversos contextos, incluindo educação, negócios, entretenimento, saúde, entre outros.