AquaPlay: arte interativa e sustentabilidade enquanto fluxo lúdico em tempos de crise ambiental

Autores

  • Anderson Santos Paiva Universidade Federal de Roraima
  • Adriana Moreno Rangel Universidade Federal de Roraima

Resumo

Neste paper analisamos o desenvolvimento e resultados do projeto AquaPlay (2015-2024), uma instalação artística interativa que visa aumentar a conscientização sobre o impacto ambiental, particularmente o descarte de plástico e outros dejetos, nos oceanos. A obra é uma reflexão sobre o impacto do lixo marinho no ecossistema e utiliza tecnologias de mídia emergente, arte digital e interfaces lúdicas para criar uma experiência sensorial e envolvente para o público. A instalação integra o lúdico ao digital, convidando os participantes a interagir com cápsulas de "lixo marinho" em um cenário que simula a experiência do oceano. O projeto atualmente vem sendo apliado a partir de uma adaptação ao contexto ambiental da Amazônia Brasileira, mediante pesquisa do Artefacto - Laboratório de Pesquisa em Arte e Tecnologias Interativas da Universidade Federal de Roraima, reunindo outros resultados a partir de novos desafios e contextos com o público interator.

Biografia do Autor

Adriana Moreno Rangel, Universidade Federal de Roraima

Doutora em Arte Multimídia pela Universidade de Lisboa

Professora do Curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima

Publicado

02-12-2024