Ferramentas de IA para identificação de Fake News: desinformação dos conteúdos publicados sobre eventos climáticos extremos
Uso de tecnologias baseadas em inteligência artificial auxiliam a verificar a veracidade de materiais com características de desinformação
Resumo
O presente artigo tem o objetivo de propor a reflexão sobre as seguintes questões: qual a motivação dos usuários para produzirem ou compartilharem materiais falsos nas redes sociais, demonstrando nenhum respeito e empatia com as vítimas? A quem interessa provocar reações, como: medo, insegurança e incitação de discursos de ódio? Quais as ferramentas de Inteligência Artificial Generativa mais usadas na produção de: imagens, vídeos ou réplicas de portais oficiais de empresas e instituições públicas?
Do mesmo modo, serão analisadas iniciativas de combate à desinformação, desenvolvidas em projetos das seguintes organizações: redes sociais (Meta), OSCs, universidades e pesquisadores. O grupo citado trabalha há pelo menos cinco anos (desde 2019), com intuito de elaborar tecnologias que deem conta de: desmascarar, coibir e educar digitalmente a população, sobre a importância de não compartilhar materiais de origem duvidosa.
Vale acrescentar que a ferramenta digital empregada para apresentar os conteúdos falsos e os esclarecimentos do jornal é um recurso do Google chamado Fact Check Tools. A plataforma utiliza algoritmos treinados por Inteligência Artificial (IA), de modo a realizar as seguintes funções: localizar, identificar e publicizar para a imprensa nacional, conteúdos falsos, produzidos com intuito de prejudicar grupos, governos ou pessoas.