Arte e tecnologia na 34ª Bienal de São Paulo em Belém do Pará
Palavras-chave:
Bienal de São Paulo, Arte e tecnologia, Arte contemporânea, BelémResumo
Esta pesquisa desenvolve um diálogo entre arte e tecnologia, tendo a 34ª Bienal de São Paulo como fio condutor. Desta forma, propõe-se uma análise de duas obras expostas na presente exposição sendo elas Chronicles (2010) e o enunciado Hiroshima Mon Amour (1959), ambas realizadas por artifícios tecnológicos. Além disso, a análise propõe uma conexão entre os conceitos de cibercultura e midiatização propostos por autores como André Lemos (2005) para melhor compreensão de como estes trabalhos foram possíveis através da tecnologia e como estes desenvolvem um discurso entre o espaço expositivo e o visitante. Apresenta-se também, uma breve história da arte moderna e sua relação com a fotografia como primeiro elemento tecnológico e suas rupturas, deslocando-se para um breve parâmetro sobre a história da Bienal de São Paulo até a presente edição ocorrida em Belém do Pará na qual este artigo relaciona-se.