Tramas publicitárias e consumo audiovisual

: os vínculos de sentido entre a marca Netflix e jovens paulistanos periféricos a partir da série brasileira "Sintonia"

Autores

  • JONATHAS RAMOS Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Netflix, vínculos de sentido (Trindade, 2009), narrativas transmídia, publicidade contemporânea e análise semiótica em publicidade.

Resumo

A pesquisa propõe identificar aspectos do consumo de conteúdos da Netflix, mas para além das produções disponíveis na plataforma, mas como os jovens se relacionam com a marca em diferentes aspectos. Uma trama que liga inexoravelmente a marca aos corações e mentes dos seus seguidores. Não se trata apenas de conteúdo, trata-se da marca indelével que a Netflix deixa na psique do consumidor. Para este objetivo utilizaremos a proposição conceitual de vínculos de sentido (Trindade, 2009). Por meio desta lente propositiva que se dedica, grosso modo, a compreender os aspectos da comunicação entre as marcas e os consumidores no tocante aos elementos envolvidos no processo vinculativo tanto nas singularidades e especificidades subjetivas do tempo, quanto do espaço, no caso, de jovens estudantes periféricos.  Vislumbramos compreender melhor quais são os sentidos em jogo promovidos pela marca Netflix ao se vincular mais estreita e profundamente com esse público em específico. Para afunilar nossa pesquisa em relação ao público, faremos um recorte a partir da produção seriada brasileira chamada "Sintonia". 

Publicado

02-12-2024