A fotografia como expressão estética na conscientização das mudanças climáticas no Brasil: relato de uma experiência interdisciplinar

Autores

  • Fabiano Ormaneze UniAnchieta/ Unicamp
  • Roberto André Polezi UniAnchieta
  • Seizo Vinícius Soares

Palavras-chave:

Mudanças climáticas, Fotografia, Sustentabilidade, Propaganda, Divulgação Científica

Resumo

Este trabalho tem como objetivo descrever prática interdisciplinar realizada com estudantes de graduação em Publicidade e Propaganda no Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta), localizado em Jundiaí (SP). No primeiro semestre de 2024, o programa das disciplinas de Redação Publicitária, Fotografia e Planejamento da Comunicação, ministradas pelos três autores, incluiu a propaganda como objeto de divulgação científica e conscientização para causas sociais, entre elas as mudanças climáticas. São apresentadas as análises de peças de propaganda criadas a partir dessa atividade, demonstrando o potencial da fotografia. 

Biografia do Autor

Fabiano Ormaneze, UniAnchieta/ Unicamp

Graduado em Jornalismo. Mestre em Divulgação Científica e Cultural. Doutor em Linguística. Professor do Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) e do Laboratório de Estudos Avançados em Jornalismo (Labjor) da Universidade Estadual de Campinas. 

Roberto André Polezi, UniAnchieta

Graduado em Publicidade e Propaganda e em Administração. Mestre em Educação. Professor do Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta) e do Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal). 

Seizo Vinícius Soares

Graduado em Administração. Mestre e doutorando em Educação. Professor do Centro Universitário Padre Anchieta (UniAnchieta). 

Publicado

02-12-2024