Audioguias como ferramenta de educação e divulgação do patrimônio integral em áreas naturais protegidas: O caso do Parque Nacional Sierra de las Quijadas
Palavras-chave:
Educação Ambiental, Audioguias, Comunicação Sonora, Patrimônio IntegralResumo
A preservação integral do patrimônio torna-se essencial em um contexto de profundas alterações climáticas. Por esse motivo, este artigo tem como objetivo analisar como as audioguias têm sido utilizadas como instrumentos educativos e de sensibilização para a conservação dos valores naturais, históricos e culturais.
O foco da análise serão os audioguias do Parque Nacional Sierra de las Quijadas, produzidos no âmbito de um projeto de extensão universitária.
Os produtores dessas audioguias, alunos e professores da Universidade Nacional de Córdoba e da Universidade Siglo XXI, propõem-se a transmitir o patrimônio integral do parque por meio de uma experiência imersiva que integra elementos como narração, som ambiente e música.
Nesse sentido, este artigo discute como os audioguias, ao aliarem arte e educação, contribuem para uma interpretação aprofundada do patrimônio. E, por sua vez, como podem ser úteis para a comunidade local, fomentando um compromisso emocional com a preservação do meio ambiente.