ABCIBER | Simpósios e Encontros, Encontro Virtual da ABCiber 2021

ISSN : 2175-2389
MEMES, SUJEITOS E SALA DE AULA
SAMARA SOUSA DINIZ SOARES, Jordano César Milagres Oliveira, Maria Paula Moreira Silva

Última alteração: 2021-08-24

Resumo


A internet exige dos educadores análise de sua aplicabilidade na sala de aula. O meme de internet, estilo comunicacional próprio deste ambiente, tem feito educadores se perguntarem: de que maneira eles potencializam o processo de ensino-aprendizagem? Este artigo problematiza resultados parciais de uma pesquisa que teve como objetivo o uso de memes como recurso pedagógico em duas disciplinas de uma universidade privada de Belo Horizonte/MG, entre os meses de agosto e novembro de 2020. Os resultados da pesquisa foram mensurados a partir de um questionário online respondido pelos alunos após a intervenção didática. 100% dos respondentes acreditam que os memes têm potencial para serem usados como recursos pedagógicos, pois tornam a disciplina mais leve e interativa, ajudam a aproximar temas recentes e do cotidiano com o conteúdo estudado, facilitam o entendimento, ajudam a memorizar conceitos, ampliam a visão crítica sobre os temas estudados, ajudam o conteúdo fazer mais sentido, contribuem para o estreitamento de laços entre alunos e professora, fazem com que o aluno fique mais interessado na disciplina e permaneça interessado nela ao longo do semestre e geram um sentimento positivo de corresponsabilidade pela qualidade da disciplina. O reconhecimento e validação do valor didático dos memes é imprescindível para que a relação ensino-aprendizagem seja mais prazerosa, contextualizada, crítica, diversa e potencialize diálogos construtivos por meio da reflexão e ação constantes. O aluno atual anseia ser considerado e reconhecido como um sujeito ativo na relação educativa e a utilização dos memes como recurso pedagógico é uma forma que possibilita isso.

Palavras-chave


Memes; Sujeitos; Sala de aula.

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