ISSN : 2175-2389
PUBLICIDADE, PANDEMIA E LITERACIA MIDIÃTICA: NOVOS DESAFIOS PEDAGÓGICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE COMPETÊNCIAS CRÃTICAS E CRIATIVAS
Última alteração: 2021-08-24
Resumo
A publicidade e suas mensagens, além da divulgação de produtos e marcas, influenciam comportamentos, modos de vida, visões de mundo e posicionamentos políticos. Isso relacionase diretamente com o modo como as marcas constroem seus discursos para atingir determinado público. O Grupo de Pesquisa Comunicação, Artes e Literacia Midiática, vinculado ao Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), se dedica ao estudo desse fenômeno desde o primeiro semestre de 2020 através do projeto de pesquisa, ensino e extensão ”œConsumo, Publicidade e Literacia Midiática”. O grupo realiza suas atividades sob o prisma teórico da literacia midiática, visando a articulação entre investigação e ações formativas. A pandemia da COVID-19 trouxe mudanças significativas no desenvolvimento do trabalho, tanto no âmbito da pesquisa como no da aplicação das oficinas planejadas. O presente artigo tem como objetivo refletir sobre os caminhos escolhidos para dar continuidade ao projeto, suas dificuldades, os resultados e suas perspectivas.
Palavras-chave
Publicidade; literacia midiática; pandemia; competências midiáticas; oficinas digitais.
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