Literacia climática em um ecossistema de desinformação: urgência, desafios e competências essenciais
Resumo
Os últimos relatórios publicados pela ONU, reforçam e alertam sobre emergência climática e a necessidade da implementação de ações e investimentos necessários para termos um futuro em que o planeta terra seja habitável. Em diversos relatórios e estudos são apontados dados sobre os recordes de emissões de gases do efeito estufa (GEE) e como essas emissões impactam negativamente todo o sistema climático.
Além de todos os desafios técnicos, financeiros e políticos para o avanço do tema, é preciso olhar também para a forma como esses conteúdos vem sendo consumidos, compartilhados e manipulados. É notado que há esforço conjunto de múltiplos atores para criar e manter comunicações transparentes e com base em dados, mas também diferentes esforços de síntese de evidências científicas têm apontado para o avanço das formas organizadas de negação do conhecimento científico sobre mudanças climáticas (SANTINI e BARROS, 2022, p. 2).
Investir na tradução e facilitação de informações e dados e promover competências de literacia climática são ações que garantem o acesso amplo e igualitário ao conhecimento, especialmente em um momento crítico de urgência climática. Desconstruir narrativas negacionistas ou que minimizam a crise climática também é fundamental, ainda mais em ambientes digitais onde a propagação da desinformação é altamente acelerada. Tais narrativas frequentemente distorcem dados científicos e podem ser promovidas por interesses que se opõem às ações climáticas. Refutar esses discursos e educar o público sobre a realidade baseada em ciência ajuda a fortalecer o consenso sobre a necessidade urgente de ação e a promover uma resposta mais informada e efetiva à crise climática.
Essa reflexão teórica tem como objetivo desenvolver um pensamento crítico sobre a necessidade do desenvolvimento de competências para a literacia climática e se justifica pela urgência em preparar a sociedade para entender com mais profundidade sobre o tema e para combater a desinformação e a manipulação em relação à crise e urgência climática que vivemos atualmente. A reflexão se desenvolveu de uma primeira sistematização de competências de literacia climática, derivada da análise das publicações “Adaptaion Gap 2023”, “Adaptation Gap 2024” “Communicating on Climate Change”, todas desenvolvidas pela ONU e órgãos relacionados. Os documentos escolhidos são relatórios fundamentais para o campo de mudança climáticas devido à sua abrangência e credibilidade global, fornecendo dados e análises consistentes sobre as lacunas e ações de adaptação ao clima. Utilizar essas publicações permite não apenas entender as dimensões técnicas e os desafios enfrentados, mas também identificar estratégias de mitigação e adaptação propostas em escala internacional.
A análise de conteúdo categorial (SAMPAIO; LYCARIÃO, 2021) será utilizada como metodologia de pesquisa devido a possibilidade de replicabilidade e a validade das categorias e análises geradas. Adotar esta técnica permite não apenas descrever e quantificar fenômenos, mas também interpretá-los, considerando suas intenções e contextos uma vez que a busca neste contexto é para estabelecer um conjunto de habilidades essenciais para a literacia climática.