V Simpósio Nacional da ABCiber
ISBN 978-85-61682-64-4
VOLTAR Eixo temático 1
Educação, processos de aprendizagem e cognição
A Chave está aí... E o resto? Informática e Internet nas escolas Públicas do Rio de Janeiro
Mauricio Lissovsky
A Inserção das Tecnologias de Informação e Comunicação na educação: o que estudantes e professores têm a dizer?(Portugal)
Bruna Nau, Maria Elisa Quartiero
A cibercultura no currículo escolar: oportunidade para (re)pensar a prática pedagógica
Thaís Cristina Rodrigues Tezani
Interface web aberta sobre cibercultura: colaboração entre professor e alunos em disciplina presencial
Eduardo S. Junqueira, Deivith Silva
Aprendizagem e Cognição na EaD: uma contribuição do design educacional
Andreza Regina Lopes da Silva, Carolina Schmitt Nunes, Maria Cristina Pfeiffer Fernandes, Fernando José Spanhol
Jovens do Rio de Janeiro e as novas mídias
Rita Peixoto Migliora, Rosália Maria Duarte
Hipermídia, aprendizagem e cognição: o áudio como elemento pedagógico em interfaces gráficas hipermidiáticas
Luiz Roberto Carvalho, Alice Teresinha Cybis Pereira
Cibercultura e suas relações com o saber na extensão universitária
 Leandro Jorge Duclos
Um panorama da pesquisa sobre aprendizagem móvel (m-learning)
Ana Luisa Mülbert, Alice T. Cybis Pereira
Inteligências Múltiplas e Criatividade: relações estimulantes na Educação Infantil
Armando Cardoso Ribas
Educando em tempos de memória digital: a enciclopédia audivisual Qwiki
Ednei de Genaro
Reflexões sobre a tecnologia: uma ferramenta a descobrir na aprendizagem
Janaína Quintas Antunes
Ficção e realidade: tecnologias interativas e construção de sentidos por mulheres da classe C
Marcia Perencin Tondato
A interatividade e aprendizagem colaborativa como dispositivo avaliativo na EaD
Renata Souza Araújo, Sérgio Paulino Abranches
O Ciberespaço e a inevitabilidade semiótica do meme na educação digital
Vilson Martins Filho, Francisco Antonio Pereira Fialho
Astronomia, Mídia e Educação: Um estudo de propostas e alternativas de ensino e aprendizagem
 Erica de Oliveira Gonçalves
A Tessitura do Conhecimento numa Rede Social da Internet: um estudo netnográfico na interface Facebook
Dilton Ribeiro do Couto Junior, Rosemary dos Santos
Sociedade em redes: informação e ensino a distância
Vagner Aparecido de Moura
A importância da semiótica na educação e o aprendizado do público surdo na web
Armando Cardoso Ribas
Aprendizagens colaborativas em rede: possibilidades interculturais
Claudia Regina Castellano Losso
As interfaces do saber: uma reflexão sobre a inserção das tecnologias digitais em ações de difusão do conhecimento Fernanda Viana, Carlos Pernisa
O “mundo virtual” e a formação do leitor no Ensino Médio
 Bianca Cristina Buse
RETÓRICAS AUDIOVISUAIS 2.0 [do online found footage ao filme-ensaio, a ideia do vídeo remix/ mash up como collage-essay]
Milena Szafir
Redes em expansão: Desafios EAD-FAV/UFG e o Projeto Rede de Conexões e Pesquisas: um campo experimental nas artes visuais
 Cecilia Noriko Ito Saito
Equipamento e conectividade: elementos da Inclusão digital de professores em Pernambuco
Dagmar Heil Pocrifka, Ana Beatriz Carvalho
Arte na web: reencantando a educação
Aureo Guilherme Mendonça
Estilos de aprendizagem e educação a distância: uma análise das contribuições na prática docente no processo de ensino-aprendizagem dos nativos digitais
 Josivania Maria Freitas
Desenho Instrucional para EaD em TV Digital: Um Modelo de Aplicação Educacional Interativa
Marcelo Correia dos Santos
Vina: fronteira entre o ontem e o amanhã da literatura e da videoarte
 Helem Alves Viana
Elaboração de Objetos de Aprendizagem com Acessibilidade Para o PROITEC
Priscilla Machado
A educação a distância apoiada pelas TIC: limites, desafios e possibilidades
Denize de Souza Amorim
Educando com Animação: uma metodologia de ensino-aprendizagem
Auxiliadora Soares Padilha, Manoel Guedes Alcoforado
Geração Z em cena : o Tablet na sala de aula
Gilmar Luís Mazurkievicz, Tatiane Rosseau Machado
Letramento digital: oficinas de produção de jogos eletrônicos no espaço escolar
Marcia Cruz
Jornal-laboratório: ensino de jornalismo no contexto da convergência
 Cristiano Pinto Anunciação
Tirinhas digitais: a criação de um novo gênero dos quadrinhos nas mídias digitais
Vítor Feitosa Nicolau
Arte contemporânea e performance: o ensino de Artes Visuais na cibercultura
Ana Zeferina Ferreira Maio, Daniele Quiroga das Neves
O Programa Um Computador Por Aluno: mobilidade e conexão como propiciadores de novas dinâmicas sociais
Bruno França de Souza
A cultura digital nas escolas: para além da questão do acesso às tecnologias digitais
Daniel de Queiroz Lopes, Eliane Schlemmer
O estar junto com o outro e a ilusão de não-mediação em ambientes virtuais: desafios conceituais e metodológicos de análise da presença social
Ana Terse Soaresa
e-Acessibilidade: desafios para Educação
Valeria de Oliveira Silva
Literatura Infantil e Educomunicação: relações para pensar seu uso no espaço
Luciana Kornatzki
Ambiente virtual de aprendizagem colaborativa: um novo olhar para Rede Social Facebook
Flavia Barbosa Ferreira de Santana, Márcia Gonçaves Nogueira
Refletindo sobre o lugar da criatividade na cibercultura
Mari Netto, Tarcisio Vanzin, Vania Ulbricht
Professor: o instigador de aprendizagens e as tecnologias de informação e comunicação - TIC
Tatiane Rousseau Machado
Cibercultura e corpo em movimento: minimizando lacunas entre a teoria e a prática no ensino superior
Leandro Jorge Duclos
Implicações do status de nativos digitais para a relação entre gerações (professor e aluno) no contexto escolar
Luciana Silva dos Santos
As ‘velhas' tecnologias da comunicação em tempos de Ambientes Virtuais de Aprendizagem
 Carlos Alberto de Souza
A utilização da realidade virtual e aumentada na formação dos Policiais Militares em Santa Catarina
 Iandra Pavanati, Aurélio José Pelozato da Rosa, João Bosco da Mota Alves, Vinícius Medina Kern